Sest Senat coloca motoristas em bicicletas para vivenciar as dificuldades de um ciclista

O Sest Senat em parceria com a secretaria municipal de Trânsito e Transporte juntamente com a Prefeitura de Maceió, realizaram um movimento de conscientização para os motoristas mostrando o dia a dia de ciclistas e pessoas com deficiência que utilizam os transportes e as vias da cidade.

Na semana passada foi realizado um movimento de conscientização com mais de 50 motoristas participando de simulações envolvendo a rotina de ciclistas e deficientes no trânsito.  Eles puderam vivenciar as dificuldades de pessoas com deficiência e ciclistas em algumas situações.

Os motoristas sentiram na pele como é um cadeirante que precisa subir na rampa para pegar um ônibus, um cego que tenta atravessar a rua e até o ciclista que divide as vias com os veículos pesados.

 Foram utilizadas bicicletas ergométricas para simular o movimento de um ônibus próximo dos ciclistas. Também usaram vendas nos olhos para vivenciar a realidade vivida pelos deficientes visuais.

Sentir na pele situações enfrentadas por idosos e pessoas com limitações também fizeram parte da ação de conscientização.

YouTube video
Fonte do vídeo: Jornal Extra Alagoas

É a segunda vez que ocorre esse tipo de mobilização em menos de um mês.

Em depoimento o motorista, José Sílvio, conta como foi viver por alguns minutos o que os deficientes visuais passam. “A gente perde a noção do espaço e não consegue enxergar nada. É uma sensação muito ruim. Considero que essa formação é muito importante e faz com que tenhamos mais atenção a essas pessoas. A partir de agora, pretendo redobrar os cuidados com idosos, gestantes, cegos e cadeirantes.”

Redação – Brasil do Trecho