Dicas para motorista

Qual é a melhor geladeira para caminhão?

Aqueles que vivem nas estradas, seja por prazer ou por trabalho, por vezes carecem de conforto extra quando viajam. Quando falamos de profissionais como condutores de camiões, a procura de artigos e acessórios que facilitam o trabalho diário está sempre a aumentar, especialmente porque o veículo é praticamente o lar de muitos. 

Quem não gostaria de uma cabine completamente modernizada com alguns aparelhos que trazem conveniência, como frigoríficos de camiões?

O investimento num caminhão frigorífico tornou-se um hábito para profissionais que têm de estar constantemente na estrada durante horas, dias, semanas e até meses, dependendo do trabalho. 

O aumento da procura deste item tem algumas razões muito interessantes: anteriormente, os frigoríficos concebidos para automóveis e caminhões não tinham a capacidade de congelar eficientemente ou fazer gelo. 

Com o desenvolvimento do produto, isto mudou. Hoje em dia, é possível encontrar modelos que são tão impressionantes e robustos como os frigoríficos, por exemplo.

Neste texto, traremos algumas informações e perguntas que são muito importantes e que o ajudarão a decidir sobre o melhor frigorífico para o seu caminhão. 

Siga as instruções abaixo e, no final, escolha a que melhor se adequa ao seu perfil e veículo.

Como que as geladeiras para caminhão funcionam?

Esta pergunta pode ser feita por pessoas que ainda não estão familiarizadas com frigoríficos para camiões. Mas como qualquer outro aparelho, precisa de uma voltagem ou de uma bateria para funcionar.

A maioria dos modelos disponíveis tem uma ligação de 12 ou 24 volts, que é mais fácil de encontrar nos automóveis, esta ligação está normalmente no painel de instrumentos e é normalmente utilizada para carregar um telemóvel. 

Estes frigoríficos também oferecem a opção de ligar com um cabo adicional às tomadas tradicionais, quer sejam 110 V ou 220 V.

A última é igualmente importante opção são as baterias. Claro, são menos duráveis, geralmente têm uma carga de 24 horas, mas podem ser um salva-vidas durante uma viagem de emergência ou não planeada. 

No entanto, nem todos os modelos têm uma opção de bateria.

Geladeira externa ou Frigobar para caminhão? Qual é a melhor opção?

À primeira vista, pode parecer improvável que frigobar possa ser colocado num caminhão, mas é uma possibilidade. 

Muitos motoristas de caminhões por vezes optam por comprar um mini bar devido ao valor e realizam o procedimento de personalização do dispositivo com um inversor para assegurar a funcionalidade no caminhão. 

Mas será esta a melhor e mais indicada opção?

Um inversor é um dispositivo que altera a tensão de dispositivos como minibares e mini frigoríficos para uma tensão compatível com a bateria do caminhão. 

Por outras palavras, transforma 127 ou 220 volts de corrente em 12 ou 24 volts. Em observação, este parece ser um procedimento muito simples que só trará benefícios em comparação com um caminhão frigorífico. No entanto, algumas análises têm de ser realizadas.

Consumo da bateria

O primeiro e provavelmente o mais importante diz respeito ao consumo da bateria do veículo. Ao instalar um frigorífico com um inversor, irá inevitavelmente aumentar os amperes consumidos da sua bateria em cerca de 20%.

Por outro lado, um frigorífico concebido para camiões que foi desenvolvido para funcionar com 12/24 V de potência representa uma poupança até 40%.

Energia

Outra análise a ser efetuada diz respeito ao desempenho dos frigoríficos no interior dos camiões. 

Mencionamos isto pela seguinte razão: aparelhos que utilizam compressores ou motores, tais como frigoríficos e mini frigoríficos, mostram picos de consumo quando estão ligados a uma fonte de energia, como tomadas ou mesmo fichas em caminhões.

Por exemplo, se um frigorífico que compra normalmente consome 1000 W de potência, quando o liga, o pico de consumo pode ser de 2000 W. Por outras palavras, se utilizar um inversor de 1000W, o aparelho pode nem sequer ser ligado.

Os caminhões frigoríficos já não apresentam este problema com picos iniciais para começar. Uma vez que o frigorífico externo funciona com a mesma voltagem que a bateria, não são necessários itens adicionais ou energia adicional do veículo para o ligar.

Durabilidade

Aqui está outra análise muito importante quando se fala entre um caminhão frigorífico ou minibares recondicionados. Os frigobares não são produtos feitos com a intenção de serem instalados em caminhões, isso não é segredo para ninguém. 

Foram feitas com a intenção de permanecer na residência, com proteção contra o sol, calor e umidade. 

Para não mencionar que sofreram uma grande angústia dentro dos caminhões enquanto se encontravam na estrada, o que representa claramente um risco para o equipamento.

Os frigoríficos desenvolvidos para carroçarias de caminhões são agora concebidos para este tipo de instalação e fatores externos, tais como mudanças de temperatura e choques. 

Os caminhões frigoríficos são revestidos com chapa galvanizada e têm um armário interno com pontos flexíveis, para além de terem um compressor específico concebido para resistir ao balanço e aos choques, ao contrário dos compressores dos frigoríficos domésticos e dos mini frigoríficos. 

Quais são as capacidades dos frigoríficos de caminhões?

Há uma variedade de tamanhos e capacidades disponíveis no mercado de camiões frigoríficos, pelo que pode escolher de acordo com as necessidades dos seus motoristas.

Conclusão as geladeiras para caminhões

É possível analisar que existem muitos modelos disponíveis no mercado, desde os mais simples e mais pequenos em tamanho até opções de alto valor, que, no entanto, proporcionam uma qualidade acima da média e grande robustez. 

Antes de finalizar a sua compra, certifique-se de que o modelo será ideal para si e para as suas necessidades diárias e de trabalho.

Vejamos algumas sugestões que você pode encontrar no mercado e marcas:

  1. Multilaser Mini Geladeira 4L 12V;
  2. Mini Geladeira 15 Litros Branca – Mini Cool;
  3. Geladeira de caminhão Elber Externa 73litros 12V/24V;
  4. Geladeira Digital Portátil 12V/24V 31 Litros Resfriar;
  5. Geladeira de Caminhão Elber Externa Triplex 94 litros 12V/24V.

Esta postagem foi publicada em 10 de julho de 2021 17:52

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Em Minas Gerais tanqueiros comemoram congelamento do ICMS do diesel

Ainda não é o ideal mas consideramos uma vitória, comenta o presidente do Sindtanque-MG, Irani…

11 horas atrás

BR-316 corre risco de nova interrupção a partir de terça (26) por caminhoneiros da região

Em protesto, caminhoneiros da região exigem reduções nos preços dos combustíveis e planejam bloquear a…

12 horas atrás

Pesquisa demonstra que quase 60% dos caminhoneiros apoiam a paralisação de 1º de Novembro

Pesquisa feita pela Fretebras no dia 21 de outubro em que ouviu anonimamente 2.023 caminhoneiros…

12 horas atrás

Greve está mantida para dia 1 de novembro, segundo as lideranças dos caminhoneiros

Quem quer viajar no feriado de finados, está preocupado se a greve dos caminhoneiros a…

13 horas atrás

Ao invés de avisar o caminhoneiro, preferiu filmá-lo fazendo uma manobra arriscada que veio a arrastar um veículo estacionado

Vídeo mostra um carro sendo arrastado, enquanto o caminhoneiro faz uma manobra.  O que é…

13 horas atrás

Novos aumentos da Petrobras no diesel e na gasolina

Segundo comunicado nesta segunda (25), a Petrobras reajustará os preços do diesel e da gasolina…

13 horas atrás