Caminhão

O cerco está se fechando para quadrilhas de roubo de cargas na região de Mato Grosso

Com a elevação dos custos dos produtos de origem agropecuária ou de extração mineral, em estado bruto ou pequeno grau de industrialização (as commodities), produzidos em larga escala e destinados ao comércio externo, na pandemia aumentaram o número de roubos dessas cargas no estado de Mato Grosso do Sul, especialmente na cidade de Rondonópolis, onde foram registrados 26 crimes dessa espécie no ano de 2020.

O responsável pela delegacia especializada de roubos e furtos de Rondonópolis (Derf), Santiago Sanches, explica que houve aumento de crimes de tal magnitude.

“Hoje percebemos que com o preço das commodities mais elevado, ocorreu uma redução no roubo dos caminhões, por exemplo. Eles focam na carga e abandonam os veículos. Diferente de anos anteriores, quando o caminhão também era roubado. Os crimes também aumentam nos períodos de safra.”

O delegado afirma que com o andamento das investigações, conseguiu prender 10 participantes da quadrilha de roubo de cargas e avaliou ter uma grande organização por trás das ações.

“Eles praticavam o roubo de carga e quando isso não era possível também aliciavam motoristas para a adulteração das cargas, que é quando misturam areia, terra ou outro produto de baixo valor junto à carga antes de embarcá-la no terminal ferroviário, onde pode ainda ocorrer o auxílio de classificadores para que a carga adulterada não seja identificada.” Ele ainda acrescenta,’’ A quadrilha era muito bem articulada e movimentava grandes valores. “Conseguimos identificar que eles emitem até mesmo notas fiscais das cargas roubadas. Um levantamento demonstrou que, neste caso, a empresa envolvida emitia muito mais notas fiscais de saída de cargas do que de entrada, o que é um movimento atípico. Agora, as investigações seguem em relação à identificação dos receptadores”.

Ele finaliza dizendo que a melhor maneira de coibir a ação dos bandidos e manter um bom rastreamento da carga e um rigor maior na contratação dos motoristas.

Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 14 de julho de 2021 15:08

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Caminhoneiro alerta motoristas sobre distância de segurança entre os carros

A diva é muito importante durante períodos chuvosos O caminhoneiro do canal do YouTube diário…

7 horas atrás

Caminhoneiro com caminhão quebrado ganha surpresa inimaginável

Caminhoneiro é surpreendido por caminhonete na estrada Um vídeo muito emocionante divulgado pelo canal do…

8 horas atrás

Caminhoneiro irritado joga mercadoria no chão após manobra

Praticamente toda carga caiu após manobra realizada pelo motorista Que os ânimos dos caminhoneiros estão…

8 horas atrás

Nova bomba entre Neni e a Pakita surge nas redes sociais

O influenciador e caminhoneiro rasgou o verbo na nova polêmica A polêmica girou após o…

1 dia atrás

PRF desmonta pneu para  encontrar 200 kg de droga no interior

Caminhoneiro que transportava 200 kg de droga dentro de pneu acaba preso A Polícia Rodoviária…

1 dia atrás

Caminhoneiro leva multa por excesso no eixo a apenas 10 quilômetros do destino da carga

O caminhoneiro havia viajado cerca de mil quilômetros Um caminhoneiro não teve muita sorte enquanto…

1 dia atrás