Estado do Rio de Janeiro tem em média 12 roubos de carga por dia

Nos primeiros cinco meses deste ano, o estado do Rio de Janeiro registrou 12 roubos de carga por dia. É o que informa pesquisa feita pela Firjan (A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

Apesar do número alto, o índice é menor que o do mesmo período no ano passado, mas ainda assim é alarmante. Isso significa que a cada duas horas um roubo a caminhão de carga acontece no estado.

De janeiro a maio de 2021, foram 1.896 ocorrências de roubo, totalizando um total de R$153 milhões em prejuízos. A Rodovia Washington Luís, a Niterói-Manilha, a BR-116, Avenida Brasil e o Arco Metropolitano, são as áreas que detém a maior quantidade de ocorrências no Rio de Janeiro.

 Os caminhoneiros temem passar por qualquer rota ou destino que ligue o estado. Eles dizem que não há estado no Brasil que ocorra mais roubos de carga e o prejuízo vai além do monetário.

Em entrevista ao Bom dia Rio, o caminhoneiro Vítor Menério Gresélie confirma tais fatos, “O roubo de cargas no Rio é absurdamente maior do que em qualquer outro estado do Brasil. Diminuiu, mas ainda está muito alto, diminuiu 2 a menos por dia. Talvez eu e o fulano, a gente não vá perder, mas outros 12 aqui que vão ficar sim.”

Na mesma entrevista, o Gerente geral de competitividade da Firjan, Luís Augusto Azevedo, afirma que a federação está tentando mudar essa situação. “E a Firjan está, então, buscando parceiros públicos e privados pra gente possibilitar que a Polícia Rodoviária comece a atuar imediatamente com infraestrutura necessária, que a iluminação seja recuperada. Enfim, que a gente possa usar o Arco Metropolitano com mais tranquilidade e menos risco.’’

 A polícia declara que estão trabalhando em pontos estratégicos e em horários específicos, e comparando ao período do ano passado os roubos diminuíram em 60%.

Redação – Brasil do Trecho