Empréstimo para caminhoneiro autônomo

A vida de um caminhoneiro é cheia de desafios. Quem pretende entrar neste setor precisa enfrentar as más condições das estradas e o risco de acidentes. No entanto, não faltam motivos para escolher viver na estrada. 

Entender lugares e culturas diferentes, fazer novos amigos, fazer shows em turnê, claro, curtir a paixão do diretor são algumas das principais motivações. 

De um modo geral, ser caminhoneiro é mais do que transportar mercadorias de um ponto a outro. Este é um estilo de vida. O motorista seguiu seu companheiro e teve um breve intervalo entre o carregamento e o descarregamento. 

As condições do mercado são favoráveis, mas para entrar com segurança é necessário ter documentos especiais, treinamentos e, claro, saber exatamente como comprar o seu primeiro caminhão. 

Escolha o veículo ideal:

O primeiro passo para comprar seu primeiro caminhão é escolher o veículo certo que será sua ferramenta de trabalho. Ele deve atender às suas necessidades e o valor do investimento deve caber no seu bolso. Portanto, a primeira decisão deve ser entre um caminhão novo ou um caminhão usado. 

Novo caminhão Ao comprar um veículo 0km, você evitará preocupações quanto ao seu status de proteção, origem e garantia (desde que atenda aos requisitos dos concessionários franqueados). 

Você também pode desfrutar da mais recente tecnologia, segurança e conforto dos modelos mais recentes. Por outro lado, em comparação com a compra de um carro usado, o valor do investimento é muito maior. Outra desvantagem é a rápida depreciação. Após um ano de uso, o valor da mesa do caminhão caiu cerca de 20%.

De um modo geral, comprar um caminhão usado é uma boa escolha para quem acabou de entrar no setor. Isso porque uma grande variedade de marcas e modelos pode ser encontrada no mercado o investimento é menor do que a compra de um carro novo. Outra vantagem é que ele pode ser revendido por um preço próximo ao preço de compra. 

Se esta for sua melhor escolha, preste atenção à documentação, valor de mercado, garantia, fonte e status de proteção. Sejam novos ou usados, a seleção deve ser compatível com o tipo de mercadoria a ser transportada e possíveis rotas. 

Saiba mais a seguir:

BNDES Finame 

O financiamento Finame está disponível apenas para pessoas jurídicas, e a taxa de juros pode variar em função do porte da empresa e da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). 

Por exemplo, para micro, pequenas e médias empresas, o BNDES provê recursos para 80% do valor do ativo. Nesse modelo, os caminhões também precisam ser fabricados no Brasil e os bancos cadastrados estão envolvidos no financiamento. 

O período de carência pode ser de até 2 anos, sendo que o período de pagamento é determinado de acordo com os dados pessoais do cliente.

Crédito Direto ao Consumidor (CDC) 

O CDC é um tipo de crédito amplamente utilizado para a compra de diversas commodities. É fornecido pelos bancos de várias maneiras, com taxas de juros variáveis. 

Por meio do CDC, você pode comprar o primeiro caminhão novo ou usado e quitar a dívida em parcelas fixas em até 60 meses. Como a garantia de pagamento é do próprio veículo, ele registrará a garantia (transferência) no documento. 

Isso significa que a propriedade só pode ser transferida após o pagamento integral ou renegociação com a financeira. No CDC, o parcelamento antecipado elimina os juros remanescentes.

Consórcio 

O consórcio não é um método de financiamento por se tratar de uma compra programada e não de parcelamento. Nele, um grupo de clientes reúne e paga uma quantia mensal, que corresponderá ao valor do caminhão ao final do prazo estabelecido. 

Não há cobrança de taxas e a administração do valor é realizada por empresa credenciada pelo Banco Central. A embalagem pode ser diferente de acordo com o valor de referência do produto desejado. 

Os caminhões podem ser comprados por meio de pagamentos mensais, loterias ou o lance mais alto em uma reunião. Para adquirir o seu primeiro camião com sucesso, é importante escolher um meio de pagamento que se adapte à sua realidade e necessidades. 

O consórcio não tem juros e é uma opção interessante para quem não precisa usar o veículo imediatamente.

Antes de comprar, verifique suas finanças e faça muitas pesquisas para encontrar a menor taxa de juros. Cada uma dessas condições tem suas particularidades. 

A situação ideal é pesar os prós e os contras de cada um. 

Redação – Brasil do Trecho