De quem é a culpa pela alta dos preços no combustível?

Com o aumento do preço do diesel constante desde o último ano, o Brasil quer saber quem pode acabar com essa alta desacerbada do combustível, o líder do país? o presidente da Petrobras? os donos dos postos de gasolina? Várias perguntas e uma só resposta que ainda não temos.

Primeiro, vamos entender como funciona todo o processo do combustível até chegar às bombas dos postos.

O petróleo, que é a matéria prima para quase todos os combustíveis, é retirado do fundo do oceano em meio às rochas sedimentares e ao solo. Ele é elevado cru as refinarias, onde será filtrado para retirar as impurezas e poder passar pelo processo de refino, onde surgem os combustíveis (Gás natural, gás liquefeito de petróleo, gasolina, diesel, querosene), produtos, óleos, dentre outros.

YouTube video

Saindo das refinarias, o combustível chega aos postos e ao consumidor final: VOCÊ.

O preço do diesel vendido nas refinarias é em média 45% do valor cobrado nas bombas. A outra parte é correspondente a impostos federais e estaduais, custos a mais com o biodiesel e a margem de distribuição e dos postos.

Em uma entrevista dada ao canal Rede TV do youtube, a diretora da frente única dos petroleiros e do sindipetro de São Paulo, Cibele Vieira, fala um pouco sobre essa divisão no preço do combustível.

‘‘O ICMS ele é alto nos combustíveis, só que ele sempre foi, não tem uma novidade aí, e daí tem todo o debate da reforma tributária, inclusive nós achamos que a reforma, que os tributos têm que ser mais na renda e menos no consumo.’’

Ela acrescenta, ‘‘Aí você tem a questão das revendas que fica com distribuidor. O distribuidor fica lá com em torno de 11, 12% normalmente da composição do preço todo. O preço da refinaria que é o que sai da Petrobras, e aí quando a gente falar da refinaria não é apenas o preço do refino né, quando a gente fala da refinaria é o preço que você extraiu o petróleo no caso por exemplo do pré-sal, lá do fundo do mar trazer ele para refinaria transformar ele em diesel e até ele chegar no posto de gasolina, é disso que a gente tá falando né.’’

Cibele finaliza dizendo que a Petrobras precisa olhar mais para o povo brasileiro.
‘‘Uma parte até chegar no posto de gasolina também tá lá no da revendedora, aí depende, mas isso representa em torno de 40 e pouco por cento normalmente da composição do preço. Agora as outras variáveis não mudaram, o que foi que mudou? Mudou-se a política de preços da Petrobras. Para vocês entenderem essa discussão, ela requer um olhar sobre o papel da Petrobras. O que a Petrobras tem que ser? tem que ser uma empresa que busca lucros máximos ou ela tem que ser uma empresa que busca sim, a sustentabilidade da empresa, da companhia. Ninguém quer falir a Petrobras, porém pensando também na população brasileira, porque o que a gente defende é isso, a Petrobras, ela tem que olhar para a população brasileira.’’

A alta do combustível se dá pelo Brasil seguir a cotação internacional, que se faz necessária pela lógica de um mercado mundial integrado. Se faz necessário seguir tal preço para não deixar de importar para outros lugares e criar uma divida entre empresas no mundo como já ocorreu no passado. Independente de todos esses fatores, o consumidor brasileiro está sofrendo muito no bolso todos os dias.

Redação – Brasil do Trecho