Combustível

De quem é a culpa pela alta dos preços no combustível?

Com o aumento do preço do diesel constante desde o último ano, o Brasil quer saber quem pode acabar com essa alta desacerbada do combustível, o líder do país? o presidente da Petrobras? os donos dos postos de gasolina? Várias perguntas e uma só resposta que ainda não temos.

Primeiro, vamos entender como funciona todo o processo do combustível até chegar às bombas dos postos.

O petróleo, que é a matéria prima para quase todos os combustíveis, é retirado do fundo do oceano em meio às rochas sedimentares e ao solo. Ele é elevado cru as refinarias, onde será filtrado para retirar as impurezas e poder passar pelo processo de refino, onde surgem os combustíveis (Gás natural, gás liquefeito de petróleo, gasolina, diesel, querosene), produtos, óleos, dentre outros.

Saindo das refinarias, o combustível chega aos postos e ao consumidor final: VOCÊ.

O preço do diesel vendido nas refinarias é em média 45% do valor cobrado nas bombas. A outra parte é correspondente a impostos federais e estaduais, custos a mais com o biodiesel e a margem de distribuição e dos postos.

Em uma entrevista dada ao canal Rede TV do youtube, a diretora da frente única dos petroleiros e do sindipetro de São Paulo, Cibele Vieira, fala um pouco sobre essa divisão no preço do combustível.

‘‘O ICMS ele é alto nos combustíveis, só que ele sempre foi, não tem uma novidade aí, e daí tem todo o debate da reforma tributária, inclusive nós achamos que a reforma, que os tributos têm que ser mais na renda e menos no consumo.’’

Ela acrescenta, ‘‘Aí você tem a questão das revendas que fica com distribuidor. O distribuidor fica lá com em torno de 11, 12% normalmente da composição do preço todo. O preço da refinaria que é o que sai da Petrobras, e aí quando a gente falar da refinaria não é apenas o preço do refino né, quando a gente fala da refinaria é o preço que você extraiu o petróleo no caso por exemplo do pré-sal, lá do fundo do mar trazer ele para refinaria transformar ele em diesel e até ele chegar no posto de gasolina, é disso que a gente tá falando né.’’

Cibele finaliza dizendo que a Petrobras precisa olhar mais para o povo brasileiro.
‘‘Uma parte até chegar no posto de gasolina também tá lá no da revendedora, aí depende, mas isso representa em torno de 40 e pouco por cento normalmente da composição do preço. Agora as outras variáveis não mudaram, o que foi que mudou? Mudou-se a política de preços da Petrobras. Para vocês entenderem essa discussão, ela requer um olhar sobre o papel da Petrobras. O que a Petrobras tem que ser? tem que ser uma empresa que busca lucros máximos ou ela tem que ser uma empresa que busca sim, a sustentabilidade da empresa, da companhia. Ninguém quer falir a Petrobras, porém pensando também na população brasileira, porque o que a gente defende é isso, a Petrobras, ela tem que olhar para a população brasileira.’’

A alta do combustível se dá pelo Brasil seguir a cotação internacional, que se faz necessária pela lógica de um mercado mundial integrado. Se faz necessário seguir tal preço para não deixar de importar para outros lugares e criar uma divida entre empresas no mundo como já ocorreu no passado. Independente de todos esses fatores, o consumidor brasileiro está sofrendo muito no bolso todos os dias.

Redação – Brasil do Trecho

Esta postagem foi publicada em 22 de julho de 2021 11:22

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Juninho do sindicam cobra união dos caminhoneiros em vídeo

O presidente do Sindicam gravou um vídeo comentando a união da categoria dos caminhoneiros em…

12 horas atrás

Cocaína é a droga mais detectada no exame toxicológico

A Associação Brasileira de Toxicológico – Abtox-, fez um levantamento no período entre maio de…

13 horas atrás

Caminhão é atuado pela terceira vez com nota fiscal fraudada.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) confiscou 45 mil litros de álcool carburante que estavam sendo…

13 horas atrás

Caminhão causa dano em aeronave de nova companhia aérea

Na manhã da última segunda-feira (26), um caminhão atingiu um Air bus A320 da Itapemirim…

13 horas atrás

Já é possível encontrar Diesel acima de R$6,00 nos estados do Norte e Centro-Oeste do país

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), anunciou que já é possível…

14 horas atrás

Caminhoneiros reivindicam melhorias desde a década de 70

Apesar das últimas tentativas de greve não terem dado certo, as paralisações sempre ocorreram quando…

14 horas atrás

Este site usa cookies.

consulte Mais informação