Como funciona o financiamento de um caminhão

Você sabia que o financiamento de caminhões é uma boa opção para quem quer comprar um carro novo ou usado, mas não quer pagar em dinheiro? 

Sim, é por isso que você pode usá-lo para encontrar diferentes métodos de pagamento. Pagamentos parcelados claro, alguns podem ser colocados no seu bolso! 

Mas você já se perguntou quem pode financiar um caminhão? Empresas de todos os tamanhos e até motoristas de caminhão autônomos podem fazer isso. 

Claro, ainda existem alguns requisitos, sobre os quais falaremos agora. 

Para pessoas físicas, a idade do candidato deve ser entre 18 e 65 anos. Para as empresas, o período mínimo de contratação é de um ano. Além disso, você deve possuir pelo menos um caminhão em seu nome e experiência. 

Como motorista, você possui a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) da categoria correspondente e pode estar cadastrado na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). 

Se for o seu primeiro caminhão, de acordo com a tabela da Fipe, o limite de crédito é de 50% do valor da viatura.


Para saber como financiar seu caminhão passo a passo, continue lendo este artigo!

Como solicitar um financiamento de caminhão? Como funciona? Entenda a seguir o passo a passo de como fazer um financiamento.

Como financiar um caminhão? Passo a passo a seguir:

Agora que entendemos a situação promissora e temos mais opções de compra de caminhões, mostraremos passo a passo para que você obtenha financiamento com sucesso. 

Dê uma olhada neste:

  1. Entenda as condições de financiamento de caminhões

O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) é fornecido por várias instituições financeiras, que na verdade é assim: Você pede dinheiro emprestado para comprar um caminhão e um veículo. 

O nome do comprador é registrado; no entanto, o comprador aceita o empréstimo de uma instituição que oferece opções de termos e condições para indivíduos e empresas (empresas).

 
Aproveitamos para lhe apresentar várias opções:


O plano disponibilizado pelo BNDES é adequado para empresas cadastradas no Finame, e você pode recrutar em 24 meses.

BNDES Pro caminhoneiro: É outra variante do Banco Nacional, mas, neste caso, só se aplica a autônomos e empresas com faturamento anual não superior a 2,4 milhões. Além disso, até 90% do financiamento é possível. 

Automóveis e o prazo máximo de pagamento é de até 8 anos. 

Portanto, os termos de pagamento, como vencimento e taxas de juros, podem variar muito. 

É importante entender e pesquisar qual plano é melhor para sua situação, avaliar as condições de pagamento e garantir que você pode aceitar e resolver essas dívidas dentro do prazo planejado.

2. Preparar os documentos necessários:

Seguindo essas duas etapas, você estará pronto para receber os fundos reais. A instituição financeira selecionada exige alguns documentos exigidos, consulte a lista: 

  • RG e CPF;
    carteira de habilitação;
    comprovante de renda.

Como as regras podem variar dependendo do financiamento, recomenda-se estudar as regras para evitar erros. 

3. Use seu poder de negociação

Vale a pena ter muitas discussões com o credor sobre as condições de pagamento. Certifique-se de incluir a frequência, duração, taxa de juros e comissões cobradas pelo caminhão. 

Por exemplo, uma entrada elevada pode tornar as prestações mais baratas e também pode reduzir as taxas de juros. 

Além disso, não se esqueça de que se trata de um empréstimo, que requer um planejamento financeiro cuidadoso, certo? 

5. Cumprimento do contrato

Após encontrarmos e negociarmos o melhor plano de financiamento, começaram as questões jurídicas.

Leia todos os pontos com atenção e, em seguida, assine o contrato. Conselho valioso: certifique-se de pagar todas as taxas em dia, para que seu nome não fique sujo ou seu carro se perca.

Como usar o simulador BNDS?

Como utilizar o simulador do BNDES?

Passo 1: Aceder ao simulador através deste link:

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/simulador/?productCode=AOI_054

Passo 2: Preencher as informações necessárias, tais como o valor do ativo (em preços reais), a percentagem a financiar, o período total de financiamento (em meses) – lembrar que o período máximo coberto pela instituição é de 120 meses – e o período de carência (em meses).

Passo 3: Para adicionar informação sobre a percentagem de itens financiados, período total de financiamento, e período de carência, pode introduzir a informação na caixa branca à esquerda ou arrastar o quadrado cinzento até obter o valor correto.

Passo 4: Note-se que os dois últimos campos (taxa de retorno do agente financiador e projeção anual da inflação). Quanto à taxa de juro, esta é negociada diretamente com o banco ou agente acreditado responsável pela concessão do financiamento, mas pode situar-se no intervalo de 3,0% por ano. Em qualquer caso, uma simulação muito realista pode ser realizada com os dados fornecidos.

Passo 5: Depois de adicionar a informação, selecionar o botão azul “simular”. Receberá o resultado dentro de alguns segundos. Para repetir o cálculo, clicar no botão branco “novo cálculo” do lado direito. 

Lembre-se que ao executar a simulação a ferramenta fornece um resultado detalhado do financiamento:

  • Mês;
  • Equilíbrio inicial;
  • Interesse;
  • Amortização;
  • Reembolso;
  • Equilíbrio final.

Veja como é simples, fácil e rápido obter informações sobre o financiamento do seu caminhão? Com um clique, todo o processo pode ser projetado. 

Mas ficar atento aos procedimentos corretos para fechar um bom negócio, sim?

Brasil do Trecho – Redação