Dicas para motorista

Como financiar um caminhão pelo BNDES

Se você está pensando em comprar ou substituir caminhões, leia este artigo e terá um melhor entendimento de como funciona o financiamento de caminhões. 

Além de como funciona, também mostramos opções de mercado e técnicas para modelagem de financiamento de automóveis.

Confira mais sobre como financiar um caminhão pelo BNDES:

Você decidiu entrar no mercado de transportes e quer comprar um caminhão, aqui te explicaremos melhor como funciona o financiamento através do BNDES é o que você precisa e deve fazer para obter o seu.


Por fim, comprar um carro desse tamanho exige muito investimento e um planejamento cuidadoso. 

É por esta razão que elaboramos este artigo para explicar melhor como funciona o financiamento de caminhões, as modalidades disponíveis no mercado e como encontrar a modalidade mais adequada ao seu perfil.


Use nossas dicas para aprender a simular o financiamento de veículos

O que é o financiamento de caminhões? Os caminhões são veículos grandes e todos muito caros.

 Portanto, é difícil encontrar pessoas para comprá-lo à vista. É aí que entra o financiamento de caminhões.


O financiamento é uma modalidade de crédito, o potencial comprador procura uma empresa ou instituição financeira e pede o valor da aquisição, prometendo parcelar esse valor acrescido de juros.

Carros novos e usados ​​podem simular o financiamento de veículos, em ambos os casos o valor será repassado à instituição financiadora em parcelas.


O valor do financiamento pode ser de até 100% do valor do carro, e a quantidade de pagamentos possíveis varia de instituição para instituição. 

Portanto, é importante estudar cuidadosamente a forma de pagamento, a taxa de juros aplicável (que também varia de instituição para instituição) e outros detalhes antes de emitir um empréstimo (seja um caminhão ou outros caminhões).
Em outras palavras, o financiamento do BV é diferente da modelagem do BNDES e do financiamento do Banco VW e outras empresas. 


Que tipos de financiamento de caminhão estão disponíveis?

Antes de decidir pelo financiamento de caminhões, é importante entender todas as oportunidades desse mercado.

Atualmente, é possível escolher entre quatro diferentes operações de financiamento, taxas de juros e condições.

Das quatro opções, o Finame é o tipo de financiamento mais procurado por pessoas físicas e jurídicas.

Patrocinado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e pode adquirir caminhões com prazo de produção de até 10 anos. O custo máximo do caminhão pode ser parcelado em até 72 vezes.

Portanto, ao comprar caminhões, observe esta regra, pois caminhões antigos não serão aceitos.


No entanto, deve-se destacar que as regras de financiamento do Finame são diferentes para pessoas físicas e jurídicas, portanto a simulação do BNDES apresenta alterações nas margens de financiamento, taxas de juros e prazos de pagamento.


CDC também é uma forma muito popular de financiamento para caminhões e caminhões.

É fornecido por diversas instituições financeiras que adquirem veículos com empréstimo, de forma que você pode obter esse empréstimo parcelado com comissões adicionais.


No CDC, o veículo adquirido é registrado em nome do comprador, ou seja, do caminhoneiro ou da empresa responsável pelo empréstimo.

O prazo desse tipo de financiamento de caminhão costuma ser curto, normalmente apenas 60 meses, e a taxa de juros é alta.

No entanto, deve-se observar que se os compradores puderem pagar o financiamento antecipadamente, obterão um bom desconto na taxa de juros.

Locação operacional

Também é possível adquirir 3/4 caminhões ou outro veículo por meio do chamado financiamento de locação operacional. 

O leasing é geralmente uma forma de aquisição de veículos, neste método de financiamento existem dois aspectos: o leasing financeiro e o leasing operacional.

Não existe arrendamento financeiro ou o consumidor assina contrato, e a mensalidade é relativa ou utilizada diretamente pelo veículo. 

No último ano do contrato ou o motorista pode optar por assinar o veículo por um preço inferior custo ou apenas renová-lo. Colocar em uso. 

A diferença entre o e o leasing operacional é que você pode assinar um contrato para reduzir a taxa proporcionalmente, mas ao final do financiamento, você pode optar pela compra do veículo por 80% do custo total. 

Observe que em ambos os casos, o veículo está registrado em nome da financiadora de veículos, e não em nome do cliente como o CDC.

Consórcio

Por fim, existe uma opção de consórcio de caminhões, que também pode ser considerada uma forma de financiamento para caminhões ou outros modelos, mas ao contrário das outras três opções anteriores, não tem acesso direto ao veículo.


O consórcio é uma atividade coletiva de arrecadação de fundos, onde um grupo de pessoas com o mesmo interesse de compra divide o valor total dos ativos de um mesmo plano em até 96 vezes. 

Por se tratar de um financiamento coletivo, o consórcio não tem juros, apenas taxas de administração, que podem chegar a 9% a 15% do total do ativo e são distribuídas entre todas as doações previstas.

Um membro do grupo está segurado a cada mês e pode usar uma carta de crédito para comprar um carro.


Ou seja, a frota é uma boa opção para quem não quer pagar juros altos, mas tem a desvantagem de demorar para comprar um carro.

Passo a passo do financiamento:

Se você está determinado a fechar um negócio de financiamento de caminhão, mas não quer um mau negócio, há alguns detalhes importantes a serem observados durante o processo de negociação.


Veja abaixo:

1. Planeje com antecedência

O planejamento econômico é importante antes de decidir sobre o tipo de financiamento do caminhão.

Analise todos os aspectos econômicos dessa compra em seu orçamento, qual a real demanda para essa compra e quais empresas oferecem essa opção de simulação financeira do veículo.

2. Escolha o modelo para comprar 

Confie em mim, existem muitos modelos de caminhões com diferentes funções. Portanto, a próxima etapa antes de financiar seu veículo é escolher com cuidado o modelo que deseja comprar e as condições de uso, principalmente se se tratar de um leilão de caminhão devolvido.

Sim, é possível financiar camiões usados, seja através de concessionário ou venda privada.


No entanto, é importante que verifique cuidadosamente o estado do camião à venda antes de decidir se o camião foi vendido com dívida.

3. Obtenha o melhor crédito

Depois de analisar a importância desse modelo de compra e compra, o próximo passo para considerar o financiamento de caminhões é escolher entre as opções disponíveis. 

Compare todos para ver qual deles tem a melhor tarifa e menor taxa de juros para escolher o que melhor se adapta a você.


4. Seleção de documentos

Para obter financiamento, a organização precisa de alguns documentos, como carteiras de identidade, carteira de habilitação, comprovante de renda, etc.

Recomenda-se conhecer com antecedência todas as informações que você precisa saber e separar os documentos para que você possa obtê-los no momento do pedido de envio.


5. Negociação das condições de pagamento

Ao se candidatar ao Financiamento BV, Banco VW, Simulador BNDES, Caixa Veículo ou Simulação Itaú Veículo, outras instituições tentarão negociar melhores formas de pagamento. 

Um grande depósito pode tornar o pacote muito mais barato.

Olhando para a frequência de pagamento de 1620 caminhões ou outros modelos, quanto maior o prazo de pagamento, maiores são os juros e as taxas.


6. Negocie o máximo que puder

Além de negociar as condições de pagamento com a agência que você escolher para financiar seu caminhão, você também deve negociar taxas de juros e taxas, bem como os benefícios de cada fornecedor.

Isso lhe dá mais oportunidades de obter o melhor preço no total de fundos.

7. Assinatura do contrato 

Depois de encontrar a melhor opção de financiamento para o seu caminhão, é hora de assinar o contrato e adquirir o seu veículo.

Leia atentamente todos os pontos para não perder nenhuma informação importante, e não se esqueça de pagar todas as despesas a tempo, para não arriscar danos à reputação ou perda do carro.

Você deve estar ciente de que nem todas as empresas têm os mesmos termos de contrato. Portanto, se você estiver simulando um empréstimo de automóvel do Itaú, empréstimo do BV, empréstimo da Caixa de automóvel ou empréstimo de banco público, leia atentamente cada contrato.

Esta postagem foi publicada em 8 de julho de 2021 17:18

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Em Minas Gerais tanqueiros comemoram congelamento do ICMS do diesel

Ainda não é o ideal mas consideramos uma vitória, comenta o presidente do Sindtanque-MG, Irani…

12 horas atrás

BR-316 corre risco de nova interrupção a partir de terça (26) por caminhoneiros da região

Em protesto, caminhoneiros da região exigem reduções nos preços dos combustíveis e planejam bloquear a…

13 horas atrás

Pesquisa demonstra que quase 60% dos caminhoneiros apoiam a paralisação de 1º de Novembro

Pesquisa feita pela Fretebras no dia 21 de outubro em que ouviu anonimamente 2.023 caminhoneiros…

13 horas atrás

Greve está mantida para dia 1 de novembro, segundo as lideranças dos caminhoneiros

Quem quer viajar no feriado de finados, está preocupado se a greve dos caminhoneiros a…

13 horas atrás

Ao invés de avisar o caminhoneiro, preferiu filmá-lo fazendo uma manobra arriscada que veio a arrastar um veículo estacionado

Vídeo mostra um carro sendo arrastado, enquanto o caminhoneiro faz uma manobra.  O que é…

13 horas atrás

Novos aumentos da Petrobras no diesel e na gasolina

Segundo comunicado nesta segunda (25), a Petrobras reajustará os preços do diesel e da gasolina…

14 horas atrás