Caminhoneiros não conseguem crédito no BNDES e reclamam da burocracia do programa.

Grande parte dos caminhoneiros ainda não conseguiu ter acesso ao financiamento pelo BNDES devido a grande burocracia e falta de informações.

O Programa do BNDES (banco nacional do desenvolvimento) liberou apenas 7 milhões dos 500 milhões prometidos aos caminhoneiros, representando apenas 1,2% do valor total. O programa iniciou em 2019 e até o momento apenas 118 operações foram realizadas, mas hoje na estrada é raro encontrar algum autônomo que conseguiu ter êxito no financiamento.

O site Estradão conseguiu uma entrevista com um motorista autônomo que tentou realizar o empréstimo pelo programa. Segundo ele, as tentativas de obter financiamento foram feitas pelo banco Caixa Econômica, Bradesco e Itaú, mas nenhuma das financeiras consultadas por ele conseguiu passar informação sobre o programa, e ao ler as regras no site do BNDES ele encontrou diversas burocracias, chegando a ter que desistir. 

Já o presidente da Abrava, Wallace Landim, o “Chorão” defende a continuidade do programa do BNDES apesar da grande dificuldade que os caminhoneiros encontram, mas critica a gestão do programa “Apesar que o programa exista no papel, mas na prática ninguém consegue crédito” Finaliza. 

Resposta do BNDES

Em resposta às críticas levantadas, o BNDES informou  que a linha de crédito indireta, é de responsabilidade dos bancos definir as suas condições. 

Governo:

O Governo Federal pretende criar uma nova linha de condições de crédito para os caminhoneiros. De acordo com o governo, esse projeto faz parte do Gigantes do Asfalto. Programa lançado pelo presidente há menos de 30 dias.

Brasil do Trecho