Caminhoneiro é impedido de usar cozinha do caminhão para se alimentar e empresa se pronuncia

Caminhoneiro grava vídeo quando foi proibido de fazer comida em seu próprio caminhão e com sua própria comida, de acordo com o motorista ele estava a cerca de uma semana no pátio aguardando liberação da empresa.

Depois de explicar toda a situação ao segurança do local em que estava a um bom tempo no local aguardando sua liberação, o segurança simplesmente falou que iria relatar o motorista alegando que ele estava levando a voz contra o segurança.

O segurança pegou o nome do caminhoneiro, transportadora e falou que iria solicitar o bloqueio do condutor no pátio da empresa, nesse momento, o motorista do caminhão ficou perplexo com a situação. O condutor estava apenas fazendo a sua comida com seu próprio ingrediente e sem gerar aglomeração.

O motorista do caminhão relata que o local não fornece comida e fica distante cerca de 7 quilômetros dos locais que fornecem comida. Infelizmente essa é a realidade de muitos caminhoneiros e enquanto a maioria aceitar calado esse tipo de tratamento nunca vai mudar.

A equipe do Brasil do Trecho entende a revolta durante o final do vídeo e se solidariza com o motorista do caminhão que tem que ficar uma semana parado em um local longe de casa e ainda não pode fazer a sua própria comida.

YouTube video

Nota de esclarecimento da empresa:

A Lar Cooperativa Agroindustrial informa que zela pelo bem-estar de seus trabalhadores bem como prestadores de serviços que estiverem em suas instalações. Especificamente com relação a motoristas terceiros que estiverem nas dependências da Unidade Industrial de Aves em Matelândia-PR, esclarece que:              

  • Não é permitido manipulação de alimentos nas “caixas” ou cozinhas externas de cada caminhão em cumprimento as Boas Práticas de Fabricação, pois essa prática pode atrair insetos, roedores e animais para o pátio da indústria. A mesma medida visa atender a portaria 210 de 1998 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que normatiza frigoríficos para que tenham refeitório específico, proibindo que outras dependências sejam utilizadas para essa necessidade;
  • A Unidade Industrial de Aves em Matelândia disponibiliza cozinha específica para motoristas com fogão, geladeira e mesa para aqueles que desejarem preparar suas próprias refeições. No local também estão sanitários específicos para melhor atendimento a esse público;
  • Os transportadores também tem a opção de adquirir refeição no refeitório da própria indústria, além de poderem solicitar sua alimentação em restaurantes;
  • A Vila de Agro Cafeeira, com posto de combustível, hotel, restaurante e lanchonete, fica a 1 km de distância da indústria da Lar Cooperativa;
  • Todos os transportadores que prestam serviço à Lar Cooperativa Agroindustrial realizam um cadastro prévio, recebem essas informações e estão cientes de todos os cuidados necessários em indústrias que produzem ou manipulam alimentos.

Junior Ribeiro – Brasil do Trecho