Caminhão causa dano em aeronave de nova companhia aérea

Na manhã da última segunda-feira (26), um caminhão atingiu um Air bus A320 da Itapemirim transportes no aeroporto Internacional de Guarulhos, SP, danificando uma pequena parte da fuselagem, impedindo o voo 8I 3632 entre SP – Guarulhos e Rio de Janeiro – Galeão.

O caminhão da Lufthansa Sky Chefs, que prestava serviço de fornecimento para alimentação de voo, acabou entrando embaixo da aeronave, colidindo após uma manobra mal sucedida. O avião foi atingido em três pontos pela barra de proteção da passarela que liga a aeronave ao compartimento de cargas do caminhão.

O Airbus ficará um tempo fora da frota da companhia, o que não afetará a malha de voos da Itapemirim. No momento, precisam apenas de três aviões para atender a demanda. A aeronave está retida para as devidas manutenções.

Vale ressaltar que a empresa é nova no mercado, realizando o primeiro voo no dia 29 de julho deste ano.

Ao Brasil do trecho, o professor e mecânico de aeronaves com mais de 40 anos de experiência, formado em direito aeronáutico e MBA em gestão de Aeroportos, Ronaldo Vaz de Barros, fala um pouco dos procedimentos a serem adotados para que a aeronave possa voltar a operar regularmente.

‘‘Mas, como manda o Manual de Reparos Estruturais de Aeronaves, temos que observar vários fatores que vão afetar diretamente nesses reparos.’’

Ele finaliza, ‘‘Primeiro o Técnico vai inspecionar e apurar o local do dano, as dimensões e profundidade do dano, se envolve apenas o revestimento externo da aeronave ou se foram afetados outros equipamentos, tubulações, partes Estruturais da aeronave.’’

Ronaldo Vaz de Barros

Formado em direito aeronáutico

Redação – Brasil do Trecho