Categorias: CaminhãoCaminhoneiro

Governo federal deve tomar medidas para evitar greve dos caminhoneiros

Com o fim da isenção do imposto sobre o valor do diesel

O governo federal está atuando para evitar uma crise com os caminhoneiros. Em fevereiro, a Gazeta do Povo mostrou que a troca na Petrobras deu fôlego a Bolsonaro contra uma greve de caminhoneiros articulada para abril. O problema é que, na avaliação de boa parte da categoria, de lá para cá o governo pouco entregou das pautas negociadas com os transportadores autônomos.

Explicam que, enquanto o agronegócio comemora a safra recorde que impulsiona exportações e deve ajudar o Brasil a atingir seu primeiro superávit externo em 14 anos, a categoria lida com redução dos valores dos fretes e alta do combustível.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, iniciou em 22 de abril – antes mesmo do fim da redução de impostos sobre o diesel – uma rodada de conversas com os caminhoneiros para esclarecer as ações adotadas pelo governo em favor dos autônomos.

Os acenos do governo

O ministro Tarcísio e atores do mercado financeiro – como o economista-chefe da XP Investimentos, Caio Megale – procuraram expressar aos caminhoneiros que uma paralisação geraria instabilidade no mercado e acabaria inflacionando toda a cadeia. O governo, assim, manifestou claro pedido para que os transportadores autônomos apoiem a agenda de reformas, especialmente a tributária e a administrativa, em tramitação no Congresso. Em uma pauta voltada para discutir o preço do combustível, o valor do dólar e a importância das reformas, o governo também conversou com os caminhoneiros sobre outras demandas da categoria. A categoria tem outras reivindicações que vão além das demandas econômicas.

Ainda em janeiro, o governo incluiu os caminhoneiros no grupo prioritário para a vacinação da Covid-19, o que elevou o grupo prioritário para quase 78 milhões de brasileiros. O Ministério da Saúde estimou em 1,24 milhão o número de caminhoneiros a serem vacinados. Desde então, líderes e representantes dos transportadores autônomos dialogaram com o governo em busca de viabilizar a imunização.

Caminhoneiros veem governo acuado

A reunião no Ministério da Infraestrutura agradou líderes e representantes dos caminhoneiros. Muitos entendem que as pautas são positivas e podem melhorar as condições de trabalho da categoria. Mas parte dos líderes ouvidos pela Gazeta do Povo entende que tal agenda propositiva decorre do temor de uma nova greve e da necessidade de evitar maior deterioração da aprovação do governo. Pela primeira vez, eu senti que o governo está acuado, afirma um dos líderes autônomos que participaram da reunião.

Pediu apoio para as reformas, explicando o que uma greve causaria à economia. Um dos sintomas dessa posição mais cautelosa do governo foi o convite, para a reunião, a Wallace Landim, mais conhecido como Chorão, um dos líderes da greve de 2018, e a Júnior Almeida, o Júnior de Ourinhos, que é diretor do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Ourinhos . O Tarcísio deu uma ‘tirada’ logo no início da reunião no Júnior e no Chorão. Mesmo lideranças aliadas começam a admitir, entretanto, que, sem propostas de curto prazo, o governo pode ficar enfraquecido com a categoria.

Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Caminhoneiro teria avistado o maniaco de Brasília atravessando a BR-070

O caminhoneiro que trablha na região disse que viu o suspeito atravessando a BR-070 na…

5 horas atrás

Caminhoneiro morto pela COVID recebe carreata de amigos e familiares

Motorista de caminhão foi vítima do coronavírus recebeu homenagem de despedida Neste fim de semana…

15 horas atrás

Dez dias internado com COVID caminhoneiro de 60 anos não resiste

O motorista de caminhão estava internado na UTI Faleceu na manhã de ontem e foi…

15 horas atrás

Campeão da gincana do caminhoneiro é do Paraná

O motorista de caminhão levou um Iveco Tector 0km para casa Vinte e três caminhoneiros…

15 horas atrás

Caminhoneiro consegue evitar explosão de caminhão na GO-222

Corpo de bombeiros elogiou ação do motorista de caminhão A tarde desta segunda-feira foi de…

15 horas atrás

PRF flagra e recupera caminhão roubado na Fernão Dias

O condutor tinha 23 anos de idade e acabou preso Um caminhão roubado no sul…

15 horas atrás

Este site usa cookies.

consulte Mais informação