VÍDEO Scania já testa caminhões autônomos em vias públicas

O fabricante de caminhões Scania recebeu permissão do Departamento de Obras Públicas 

Os caminhões não vão e vêm sem rumo, mas são usados ​​para o Laboratório de Transporte da Scania, onde a Scania testa novos carros e aplicações em condições reais de transporte. Os caminhões autônomos são, portanto, totalmente carregados com mercadorias para a produção de caminhões da Scania.

Os testes são sobre o nível 4 de autonomia da escala SAE de cinco níveis. Isso significa que os caminhões dirigem de forma independente, mas que um motorista está presente como supervisor. Um funcionário de teste também dirige para monitorar tudo.

“Os caminhões de nível 4 já estão sendo testados em vias públicas nos Estados Unidos e na China, mas, pelo que eu sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia em uma rodovia e com carga”, disse Hans, responsável do chamado projeto Hub2hub. Ainda este ano, a Scania planeja estender os testes a toda a rota.

“Nos próximos anos, esperamos poder testar a tecnologia em outros países europeus e na China”. A Scania tem testado caminhões autônomos para transporte de mineração na Austrália desde 2017. 

“A experiência adquirida com esses testes mostra que os veículos autônomos podem se tornar uma realidade em poucos anos para o transporte em espaços fechados, como minas e terminais,”. De acordo com Nordin, o transporte Hub2hub – dirigir na rodovia entre centros de transferência – é a primeira forma de transporte em vias públicas onde os caminhões autônomos podem se tornar uma realidade.

YouTube video