Sistema de proteção do Actros pode evitar colisão no ponto cego

Publicidade

Para todo caminhoneiro trafegar com em um caminhão pesado no trânsito da cidade, e por muitas vezes em estradas estreitas, bem como cruzamentos, trata-se de um grande desafio. Esse desafio que os caminhoneiros devem aplicar especialmente quando se trata de uma manobra em curva. 

Em algumas situações ao realizar uma curva, a Mercedes-Benz caminhões disponibiliza um sistema que pode ser usado um processo contento várias etapas que consiste em sinais visuais e sonoros. Com objetivo de alertar o caminhoneiro de pedestres ou ciclista no ponto cego do caminhão, essa zona e monitorada pelo radar do lado do acompanhante.

Desde o ano de 2016, o sistema chamado de “Sideguard Assist” vem disponível nos modelos da Mercedes-Benz de fábrica. Dessa maneira o sistema é totalmente compatibilizado com construção da arquiteto do caminhão, o sistema que auxilia o caminhoneiro já sai de fábrica equipado nos modelos das séries Actros, Arocs ou Econic, o sistema a partir do ano de 2019, ganhou a possibilidade de adaptação até mesmo para outros modelos fabricado a partir de 2017 que saiu de fábrica sem o equipamento.

De acordo com a montadora os seus clientes estão muito satisfeitos e confiam no produto entregue pela marca. Os caminhoneiros relatam que esse sistema é extremamente importante para o auxílio no ponto cego, mantendo a segurança dos ciclistas e pedestres. A Mercedes-Benz caminhões afirma que a maior procura pelo sistema é na Europa, especialmente da Alemanha e Suíça. Informações da própria montadora afirmam que mais de 80% dos caminhões Actros já saem equipados com o sistema de fábrica.

Para o modelo Atego e para os modelos de caminhões Actros, Antos ou Arocs que na atualidade não podem receber o equipamento de segurança “Sideguard Assist”, a Mercedes-Benz já consegue oferecer o acessório básico, mas original de fábrica para implementação nessa categoria.

A Mercedes-Benz caminhões afirmou que a partir de junho de 2021, vai apresentar um sistema capaz de proteger e salvar vidas, o sistema é chamado de “Active Sideguard” que traduzindo seria Proteção Lateral Ativa. A montadora foi a primeira marca a oferecer um pacote de segurança para motociclistas, ciclistas e pedestres. O sistema é capaz de realizar uma frenagem automaticamente caso a velocidade não exceda os 20km/h. O sistema é de grande utilidade e pode evitar diversas colisões no ponto cego do caminhão.

Publicidade
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Vídeo do acidente com ônibus é divulgado e mostra detalhes como aconteceu

Um ônibus de turismo com 59 passageiros tombou na última segunda-feira(25) próximo a Serra do Mar. O acidente aconteceu na…

8 horas atrás

Entidades de caminhoneiros se manifestam sobre possibilidade de paralisação

A Confederação Nacional dos Caminhoneiros e Transportadores Autônomos de Bens e Cargas - Conftac, vêm a público informar que após reunião ocorrida…

13 horas atrás

Montadoras apostam no Hidrogênio como combustível

Principais grupos pretendem ajudar para desenvolvimento de caminhões movidos a hidrogênio Cada vez mais países e empresas estão comprometidos com…

20 horas atrás

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação