Scania lança projeto piloto do primeiro ônibus movido a biometano

O biometano, proveniente de uma unidade de produção da Naturgy em Vila Sana (Lleida), é obtido a partir da purificação do biogás produzido pela digestão anaeróbia de dejetos suínos gerados na fazenda anexa e com substratos. Esta circunstância permite um grande benefício ambiental ao aproveitar os resíduos para produzir a energia que movimenta o ônibus.

O Grupo Industrial Calvera com este projeto deu início ao primeiro gasoduto virtual de biometano na Espanha. O NG caminhões da Calvera, que integra 10 módulos de armazenamento de gás em uma carreta desenvolvida especificamente, permite, além de armazená-lo em alta pressão (250 bar) e transportá-lo da planta de geração até o ponto de consumo, dispensando-o ao veículo Scania que você usará, nas condições exigidas. Este sistema também facilita a possibilidade futura de escalar ou expandir o fluxo de consumo, bem como permitir uma utilização distribuída deste gás renovável, realizando a substituição de combustíveis fósseis em várias frotas ou pontos de consumo.

O veículo Scania pode ser movido a GNV ou Biometano indistintamente e tem uma bem sucedida corrente cinemática 340CV e uma caixa de câmbio automática que é líder de mercado com mais de 1000 unidades circulando em território espanhol. O ônibus possui carroceria de alumínio com inúmeros sistemas de segurança e acessibilidade e pode ser configurado como um Midibus, cujo tamanho reduzido e eficiente permite que ele se desloque pelo centro de uma grande cidade ou com grandes plataformas acessíveis de 12m, 15m e 18m com capacidade para operam dentro das cidades, em linhas de consórcio de passageiros, ou mesmo em linhas de longa distância com até 800km de autonomia.

A nova geração de motores a CNG da Scania fornece 50% de redução de ruído durante todas as horas de operação e, graças à implementação de biometano, a pegada de carbono pode ser reduzida em até 83% (porcentagem de economia de pegada de carbono em comparação com o gasóleo. Válido para biometano de origem agrícola. Segundo dados disponibilizados pela Naturgy ) e proporcionar rentabilidade e solução à gestão de águas residuais, RSU e resíduos pecuários.

A Automobiles Zaragoza (Grupo Aragón Tours), empresa de ônibus que se encarregará da movimentação dos ônibus da linha regular, atenderá a Linha Consorcio 210, que passa por Zaragoza – Villamayor de Gállego. Os 4 condutores desta linha, em conjunto com o pessoal da oficina, foram formados para oferecer um serviço adaptado e obter o máximo rendimento e segurança do veículo.

Este projeto piloto baseado na produção, transporte e uso veicular de gás renovável contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos em termos de descarbonizarão, economia circular, diversificação e independência energética, e consegue a melhoria da qualidade do ar. Além disso, permite o desenvolvimento econômico sustentável e é útil para a reindustrialização e a criação de riqueza e empregos em toda a cadeia de valor, especialmente nas áreas rurais. 

Esta postagem foi publicada em 3 de dezembro de 2020

Categorias caminhãoscania
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Sheila Bellaver compra sua segunda carreta zero

Sheila conta que ainda esse ano pretende comprar a terceira carreta zero A motorista de caminhão e também Youtuber lançou…

18 horas atrás

Jovem que trabalhava batendo pneu morre após dormir embaixo de caminhão

Adolescente ganhava a vida batendo pneu de caminhão, motorista fugiu do local Um adolescente de 17 anos morreu após ser…

19 horas atrás

Motorista de caminhão morre após tirar uma selfie

O caminhoneiro estava conhecendo um ponto turístico Elis Roberto da Silva, um caminheiro de 44 anos, desapareceu no distrito de…

3 dias atrás

Nós e nossos parceiros utilizamos tecnologia do tipo cookies e coletamos dados durante a navegação para lhe proporcionar a melhor experiência online e para personalizar o conteúdo e os anúncios publicitários que são exibidos para você. Diga-nos se concorda com o uso de todos estes tipos de cookies.

Consulte Mais informação