Obras do DNIT do Gancho de Igapó ganha destaque no Rio Grande do Norte

Além da construção do complexo viário, equipes realizaram manutenção em diversas rodovias

Os desafios de 2020 não impediram que as equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) operassem melhorias em rodovias federais do Rio Grande do Norte. Com todos os cuidados necessários, a Autarquia realizou obras de manutenção, de construção e de duplicação em diferentes segmentos do estado. Entre elas, a construção do Complexo Viário do Gancho de Igapó, iniciada em março e já com 90% do viaduto da BR-101/RN concluído.

As obras do complexo viário, tráfego da Zona Norte de Natal, compreendem a adequação de capacidade da rodovia federal, com a construção do viaduto para o tráfego da BR-101/RN, um túnel com dois ramos para o tráfego da Zona Norte, marginais de acesso ao comércio local e demais obras complementares, inclusive passarelas. O Complexo Viário vai operar em três níveis distintos, o que possibilitará aos veículos conversões, sem a necessidade de semáforo.

O segmento que abrange a obra é de características urbanas, com volume de tráfego considerado crítico, alcançando 50 mil veículos por dia, e constitui um importante corredor urbano de deslocamento da Zona Norte de Natal – região densamente povoada que atualmente cruza em nível com a BR-101/406/RN. A rodovia possibilita a ligação da Região Metropolitana de Natal com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento de pessoas, de serviços e de turistas, fundamentais para o desenvolvimento do estado.

O empreendimento (desapropriações, obras e plano ambiental) está orçado em R$ 60 milhões. As equipes finalizam a pavimentação do viaduto, bem como instalam o sistema de drenagem das marginais. A conclusão da segunda fase da obra (construção do túnel e demais obras complementares) está prevista para março de 2022.

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT

Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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