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Iveco S-Way top de linha foi flagrado rodando no Brasil

O Iveco S-Way, modelo topo de linha da marca, foi flagrado rodando no País em cima de caminhão prancha.

Fotos de um caminhão Iveco S-Way flagrado no Brasil estão circulando na internet. Em grupos de caminhoneiros e fãs da marca há posts de gente que viu o cavalo-mecânico pesado rodando em testes no País. Isso indica que o lançamento está próximo. Contudo, o Estradão optou por não reproduzir as imagens em respeito aos direitos autorais de quem fez os flagrantes.

Líder da Iveco na América do Sul, Márcio Querichelli afirmou em entrevista que a marca pretende entrar em segmentos nos quais ainda não atua. E isso inclui o lançamento do S-Way. Segundo o executivo, o aquecimento do mercado permite viabilizar o lançamento de novos produtos no Brasil.

“Na Europa, temos um portfólio de veículos bastante interessante, como, por exemplo, o S-Way, que é o nosso caminhão mais moderno. No entanto, estamos trabalhando para viabilizar a oferta da última geração dos nossos produtos no Brasil e nos demais países da América Latina. Isso vai ocorrer, porém, é uma questão de tempo”, disse o executivo ao Estradão.

Iveco S-Way foi lançado em 2019


O caminhão pesado da marca foi lançado na Europa em 2019. O Iveco S-Way é a versão topo de linha da Iveco na Europa. Mas no Brasil ele poderá disputar o mercado com Volvo, Scania, DAF e Mercedes-Benz. Estes, os mais populares e modernos caminhões pesados no País. Hoje, o representante da marca italiana para disputar o segmento no Brasil é o Hi-Way, mas ainda não é representativo em vendas. Além disso, não oferece a lista de equipamentos de segurança ativa e tecnologia embarcada do S-Way.

O Iveco S-Way, além de ser mais bem equipado, tecnicamente é mais versátil, pelo menos na Europa. Possui motor Cursor, produzido pela FPT, com três tipos de litragem: 9, 11 e 13 litros. E com potências que partem de 330 cv e torque de 143 mkgf, e que chegam a 570 cv e 255 mkgf de torque.

Esse motor é combinado à transmissão Hi-Tronix, de 12 marchas. Uma caixa ZF que traz sistemas embarcados ainda não empregados nos modelos Hi-Way da marca por aqui. Uma delas, por exemplo, é o sistema de direção preditivo GPS Iveco Hi-Cruise que integra funções de assistência à direção, como eco-roll, mudança de marcha preditiva e controle de cruzeiro preditivo usando tecnologia de mapeamento GPS de última geração.

Versão a gás

Da mesma forma, a Iveco conta com a versão do S-Way 460 com motor a gás natural liquefeito (GNL). O modelo ganhou prêmio na Itália pela inovação. No entanto, se chegar por aqui poderá ser bastante competitivo. Ainda mais neste momento, com empresas como a Golar Power investindo na logística de distribuição do combustível na sua forma líquida.

O S-Way GNL tem autonomia de 1.600 km. E, segundo a Iveco, apresenta consumo médio de 4,12 km por kg de gás. Os dados, de acordo com a engenharia da marca, combinam o conjunto motor e cabine. Com a aerodinâmica, o habitáculo teve o coeficiente melhorado em 12%. O que permite uma redução significativa do consumo de combustível. Só com o novo design a redução é de até 4%, comparado ao Hi-Way.

A nova cabine do S-Way cria um ambiente que permite a utilização total do espaço (altura livre de 2.150 mm e altura do túnel reduzida para 95 mm.

Fonte: Estadão

Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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