Startup do Brasil desenvolveu tratores elétricos

Publicidade

Trator elétrico são para ambientes externos como grandes indústrias e aeroportos

Uma empresa de Joinville, no Norte do Estado, lançou um produto que auxilia o transporte de cargas. A staturp catarinense é a primeira fabricante de tratores elétricos do país.

“As vantagens das nossas aquisições dos tratores elétricos, nas operações dos aeroportos foram inúmeras. Dentro delas a economia de combustível, a eficiência deles pelo tamanho, o silêncio e, o mais importante é o nosso meio ambiente e o bem que fazemos ao nosso planeta”, afirma o gerente regional da RP Romeu Cajueiro.

O veículo funciona com uma bateria de lítio, que tem vida útil de até 8 anos e pode ser carregada quando quiser, sem tempo mínimo de carga – basta ligar na tomada. Segundo um dos criadores, o trator elétrico representa uma economia de até 70% no transporte de cargas de até 18 toneladas.

“Um dos grandes benefícios dos tratores elétricos é com relação à economia. Fazendo um comparativo entre um trator da mesma potência, apenas em combustível, o cliente economiza em torno de 70%. Outro grande benefício é em relação a manutenção. E, existe ainda, um terceiro e grande benefício é em relação a sustentabilidade e ergonimia de uso. O equipamento é silencioso, não emite fumaça, ruído e, durante a utilização tem zero emissões de CO2”, afirma o CEO da Yak Tratores Elétricos, João André Ozório.

Para chegar até o modelo que é vendido, João, que é designer, e o seu sócio, que é engenheiro mecânico, começaram as pesquisas quando ainda estavam na faculdade. O primeiro protótipo surgiu em 2017.

“Sou filho de agricultor e tenho acompanhado o mercado agrícola por um longo tempo. Na faculdade desenvolvi algumas pesquisas relacionadas a veículos elétricos, quando percebi que isso fazia sentido ao mercado de tratores, pois é uma tecnologia que traz uma série de benefícios que podem ser aplicados nesse seguimento”, disse Ozório.

Em 2019 foram vendidas três unidades, que serviram como um teste junto aos clientes. Esse produto passou por um período de validação de aproximadamente um ano. Avaliamos todos os requisitos de projetos, partindo da engenharia mecânica, engenharia elétrica e software embarcado.

“Depois desse período, nos sentimos mais confortáveis para realizar a primeira venda. Foi quando nasceu o Yak 648, sendo vendido três unidades pilotos ao novo aeroporto de Florianópolis”, explica. O trator elétrico também deve chegar aos produtores agrícolas.

Fonte: G1

Publicidade
Categorias caminhão
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Radialista se pronuncia após chamar caminhoneiros de burros

Após ganhar grande repercussão ao chamar os caminhoneiros de burro o radialista Appa resolveu se pronunciar sobre o ocorrido.  O…

14 horas atrás

Caminhoneiro faz alerta aos ciclistas para não pedalar ocupando a terceira faixa

O caminhoneiro grava um vídeo para conscientizar os ciclistas que gostam de trafegar nas rodovias, onde há bastante fluxo de…

14 horas atrás

Governo pretende multas severas durante paralisação dos caminhoneiros

Governo vem monitorando detalhadamente a decisão dos caminhoneiros O governo tem sondando a grande possibilidade de uma paralisação da categoria…

1 dia atrás

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação