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Obras na ponte sobre o rio Urupá na RO-135 estão finalizadas

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Obras na ponte sobre o rio Urupá na RO-135 estão finalizadas

As obras na ponte sobre o rio Urupá, na RO-135, em Ji-Paraná, estão finalizadas e o Governo de Rondônia vai realizara a inauguração nesta terça-feira (17). Em quatro meses de trabalho, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) ergueu os aterros das duas cabeceiras, pavimentando 615 metros de via, fez as obras de arte de drenagem, instalação de defensas e colocação de gramado nas laterais.

De acordo com o residente regional do DER em Ji-Paraná, engenheiro Klayson Furtado, após a determinação do governador Marcos Rocha, os trabalhos tiveram início na primeira semana de julho. “O diretor-geral, Elias Rezende, articulou a formação de uma força-tarefa entre as regionais do DER para que o serviço de encabeçamento da ponte ganhasse celeridade”, explica o engenheiro Klayson.

A força-tarefa do DER levou quatro meses para executar o trabalho

Ao longo do período de seca, as equipes do DER conseguiram imprimir um ritmo de trabalho ágil e de qualidade garantida pelo acompanhamento técnico do corpo de engenheiros do órgão, topógrafos, laboratoristas, entre outros. “Com a vinda de novos servidores aprovados em processo seletivo no mês de setembro e otimização no uso do maquinário, conseguimos avançar no cronograma além das expectativas”, ressalta o coordenador de Operações e Fiscalização do Departamento, Adriano Furtunato.

Em vistoria recente ao canteiro de obras, o governador fez questão de frisar a importância da conclusão do encabeçamento da ponte sobre o rio Urupá. ‘‘Tenho acompanhado esse trabalho desde o início, pois era uma estrutura parada há anos, junto com o Elias Rezende e a equipe do DER, percebendo que só tinha a ponte velha que foi palco de vários acidentes, providenciamos as condições para que a população tenha o acesso devido, resguardado o direito de ir e vir com segurança’’, explica o coronel Marcos Rocha.

Localizada na RO-135, saída de Ji-Paraná sentido ao distrito de Nova Londrina e à BR-429, a ponte foi construída por uma empresa contratada em 2017, com uma extensão de 150 metros e largura de 11,20 metros, num investimento à época em torno de R$ 6 milhões. No entanto, ela não foi entregue à população, uma vez que no projeto licitado não constavam os serviços de construção das cabeceiras.

A ponte interliga a região Central ao Vale do Guaporé

O Governo do Estado, por meio do DER, fez o trabalho para destravar essa obra inconclusa. “Arregaçamos as mangas e partimos para a ação. O DER tem a capacidade técnica, tem um quadro de servidores com competência e experiência e tem o maquinário necessário. Era uma questão de fazer a gestão correta de tudo isso e colocar um fim num problema que vinha afetando toda a região central do Estado”, detalha Rezende.

Fonte: Tudo Rondonia

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Categorias ESTRADAS
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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