Iveco e Snam trabalham na descarbonizarão do transporte com bio mobilidade

Iveco e Snam trabalham na descarbonizarão do transporte com bio mobilidade

Três entidades assinam acordo para promover soluções verdes internacionalmente

FPT Industrial, o braço de trem de força do grupo CNH Industrial, e IVECO, a marca de veículos comerciais do grupo, assinaram juntos um Memorando de Entendimento (MoU) com os operadores de infraestrutura de energia Snam para o desenvolvimento internacional de hidrogênio e bio mobilidade no transporte com bio metano e natural gás.

No âmbito do MoU, as três partes irão colaborar ao longo de toda a cadeia de abastecimento – desde motores com veículos FPT Industriais e comerciais da IVECO à infraestrutura de distribuição e serviços com Snam, via Snam4Mobility) – para promover a mobilidade com gás natural (bioCNG e bioLNG) e hidrogénio. Isso incluirá modelos de negócios voltados para a oferta de soluções ponta a ponta para veículos comerciais leves e pesados, bem como ônibus.

De acordo com o comunicado da FPT, o objetivo é desenvolver a mobilidade sustentável integrada para promover a utilização de veículos de tração alternativos, com uma estratégia compartilhada de desenvolvimento colaborativo de veículos e rede de distribuição. Desta forma, a colaboração também se concentrará na compilação de estudos destinados a planejar e experimentar soluções inovadoras de reabastecimento, tecnologias e infraestrutura para frotas e clientes profissionais.

As três partes também planejam colaborar em projetos de mobilidade sustentável na área de transporte público e utilidade pública. Outras iniciativas serão realizadas para isso em nível regional, nacional e europeu, combinando engajamento e defesa com instituições para facilitar a expansão de soluções de mobilidade sustentável baseadas em gás natural e hidrogênio.

Pierpaolo Biffali, vice-presidente de engenharia de produto da FPT Industrial, disse: “Sempre fomos pioneiros no campo de motores alternativos e temos 20 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologia de gás natural. Somos líderes de mercado, tendo vendido mais de 50.000 motores a metano e bio metano e possuindo o mais potente motor 100% a gás natural para veículos industriais: o Cursor 13 com 460cv.

“Já agora, nossos motores movidos a bio metano podem reduzir as emissões de CO2 quase a zero, apoiando o desafio contra as mudanças climáticas. Acreditamos que o hidrogênio é fundamental a médio e longo prazo, principalmente para o setor de transporte de longa distância. Como prova do nosso compromisso com a tecnologia movida a hidrogênio, a FPT Industrial e a Iveco fazem parte do H2Haul (um projeto europeu para introduzir e utilizar caminhões a hidrogênio no transporte rodoviário), continuando assim a fornecer soluções de emissão zero para aplicações pesadas . Essa pesquisa trará resultados significativos, abrindo caminho para o desenvolvimento desse tipo de tecnologia em um futuro não muito distante. Temos certeza de que, graças a esse entendimento, juntos podemos criar um futuro mais sustentável. ”

Marco Liccardo, vice-presidente da linha de produtos globais de caminhões médios e pesados, IVECO, disse: “A Iveco sempre esteve na vanguarda da descarbonizarão na indústria de transporte pesado rumo a emissões zero. Trata-se de uma transformação que já começou e na qual o hidrogênio é protagonista. Hoje, de fato, olhamos para o futuro com o conhecimento de que o gás natural e o bi metano são um fator facilitador fundamental e uma ponte para o hidrogênio, que fornecerá a solução para o transporte de longo curso. ”

Alessio Torelli, CEO da Snam4Mobility, acrescentou: “Por meio do Snam4Mobility, estamos construindo uma infraestrutura de distribuição cada vez mais ampla que já está a serviço da bio mobilidade e em breve estará para o hidrogênio. Por meio de nossas parcerias comerciais, como a que estamos firmando com a FPT Industrial e a IVECO, queremos colaborar com os principais atores do setor para crescer e desenvolver tecnologia dentro da cadeia de valor em nível internacional, ajudando a reduzir as emissões poluentes e alcançar o clima mudar os objetivos em benefício da comunidade ”.