Grupo TRATON se fundirá com a Navistar

Grupo TRATON se fundirá com a Navistar

TRATON SE, uma das maiores fabricantes mundiais de veículos comerciais e proprietária da Scania, MAN caminhões e ônibus e Volkswagen CV na América do Sul, firmou um acordo de fusão definitivo com a Navistar International Corporation, a fabricante norte-americana de caminhões.

O negócio fará com que a TRATON se torne a proprietária de todas as ações ordinárias em circulação da Navistar ainda não pertencentes à TRATON a um preço de $ 44,50 por ação em dinheiro. A TRATON atualmente possui 16,7% das ações ordinárias em circulação da Navistar.

A partir de março de 2017, a TRATON e a Navistar se beneficiaram de uma aliança estratégica que agregou valor significativo para ambas as empresas por meio do aumento da escala de compras e da integração de novas tecnologias. Esta transação se baseia nesse sucesso, combinando a forte posição da TRATON na Europa e presença substancial na América do Sul com a presença similar da Navistar na América do Norte para criar uma empresa global bem posicionada para se beneficiar do desempenho aprimorado da marca, maior inovação e capacidades líderes da indústria.

“Este anúncio acelera nossa Estratégia de Campeão Global ao expandir nosso alcance nos principais mercados de caminhões em todo o mundo, incluindo escala e recursos para fornecer produtos, tecnologias e serviços de ponta aos nossos clientes”, disse o CEO da TRATON Matthias Gründler. “Juntos, teremos uma capacidade aprimorada de atender às demandas de novos regulamentos e tecnologias em rápido desenvolvimento em conectividade, propulsão e direção autônoma para clientes em todo o mundo. A Navistar tem sido um parceiro valioso e estamos confiantes de que essa combinação proporcionará benefícios estratégicos e financeiros atraentes, criará oportunidades aprimoradas para a Navistar e TRATON e nos posicionará da melhor forma para gerar valor sustentado na indústria global de veículos comerciais em evolução. ”

“Esta transação se baseia em nossa aliança estratégica altamente colaborativa e bem-sucedida e aprimora ainda mais a trajetória de crescimento da empresa combinada, ao mesmo tempo em que oferece valor imediato e substancial aos nossos acionistas”, disse o presidente e CEO da Navistar, Pérsio Lisboa. “Esperamos continuar a trabalhar com a equipe TRATON para criar oportunidades para nossos funcionários e fornecer uma experiência excepcional para nossos clientes e revendedores por meio de produtos, serviços e tecnologias de ponta.”

Gunnar Kilian, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG e responsável pela divisão caminhões e ônibus, disse: “A Volkswagen é o maior acionista da TRATON. O acordo é, portanto, um marco importante para a Volkswagen porque sustenta nosso forte compromisso estratégico de continuar a impulsionar o crescimento também durante o clima econômico desafiador em curso. A aquisição da Navistar alavancará significativamente o posicionamento da TRATON na América do Norte, um dos maiores e mais lucrativos mercados para caminhões pesados. Juntas, as empresas podem aumentar a escala e o alcance nos principais mercados, bem como criar mais sinergias ”.

As fontes de financiamento para a aquisição em dinheiro das ações em circulação da Navistar ainda não pertencentes à TRATON incluem financiamento totalmente comprometido pelo Grupo Volkswagen para o preço de compra de ações de cerca de US $ 3,7 bilhões. A TRATON continua comprometida em manter uma classificação de grau de investimento.

A transação deve ser concluída em meados de 2021 e está sujeita à aprovação dos acionistas da Navistar, às condições habituais de fechamento e às aprovações regulatórias. Os principais acionistas Icahn Capital LP e MHR Fund Management LLC concordaram em votar suas ações a favor da transação.