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DNIT recupera 52 quilômetros mais críticos da BR-317 por R$ 80 milhões

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Investimento da Autarquia na obra foi de R$ 80 milhões

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) finaliza, nesta quinta-feira (12), a restauração de 52 quilômetros não continuados, localizados nos 12 segmentos mais críticos da BR-317/AC, no Estado do Acre. O primeiro fica no km 186 e o último no km 333,80 da rodovia federal.

Iniciada em junho de 2019 e com investimento de aproximadamente R$ 80 milhões, a obra restaurou 23 quilômetros em 2020. No ano passado, as equipes da Autarquia já haviam feito 29 quilômetros.

O empreendimento melhora as condições de trafegabilidade na região do Alto Acre, localizada na porção sudoeste do Estado. Assim, os municípios de Capixaba, de Epitaciolândia e de Brasileia são diretamente beneficiados pelos serviços. As cidades de Senador Guiomard, de Xapuri e de Assis Brasil também comemoram a ação do governo federal.

Desde a sua implantação, no fim dos anos 90, a rodovia federal nunca tinha recebido uma intervenção deste tamanho, com refazimento de duas camadas estruturais do pavimento (sub-base e base), além da aplicação de duplo revestimento, com o Tratamento Superficial Duplo (TSD) e o asfalto – Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ).

Inicialmente, o pavimento é entregue com revestimento em TSD e, após a liberação ao tráfego por um período determinado, é aplicado o CBUQ, concluindo, assim, o processo de restauração. A rodovia está hoje com aproximadamente 15 quilômetros no CBUQ e 37 no TSD, tudo com sinalização horizontal.

Importância – A BR-317/AC se inicia na divisa do Estado do Acre com o Amazonas e vai até a divisa do Brasil com o Peru, nas cidades de Assis Brasil (Brasil) e Iñapari (Peru), com 407,90 km de extensão.

Do ponto de vista Estadual, a pista interliga a região do Alto e do Baixo Acre, sendo uma importante via de integração do Estado, contribuindo para o transporte de passageiros e de mercadorias. Já do ponto de vista Regional e Nacional, a rodovia federal é conhecida como Estrada Interoceânica, pois foi a ligação final da rota que conecta os oceanos Atlântico (Brasil) e Pacífico (Peru).

Com relação ao turismo, a BR-317/AC cumpre função importante para visitantes que pretendem conhecer a Amazônia e os Andes, além das cidades de Cuzco e de Machu Picchu, no Peru.

A obra realizada pelo DNIT traz também um incremento no agronegócio, sendo visível o aumento de área plantada. Antes, a atividade econômica predominante na região era a pecuária.

Fonte: Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT

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Categorias caminhãoDNIT
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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