Publicidade

Conheça os melhores cursos para conseguir um emprego de caminhoneiro

Publicidade

QUAIS OS MELHORES CURSOS PARA CAMINHONEIRO?

Sempre há espaço para melhorias: essa é uma mentalidade importante para quem busca aprimorar tanto a carreira como a própria qualidade de vida. Por isso, aproveitamos o momento para criar este post exclusivo sobre o tema, elencando os melhores cursos para caminhoneiro.

Como você perceberá durante a leitura, são várias as opções disponíveis para melhorar a jornada de trabalho, tornando as viagens mais seguras e a sua frota mais competitiva no mercado. Então, não perca a chance de alavancar a qualidade dos seus serviços e acompanhe!

A importância da capacitação para a qualidade do seu trabalho


Independentemente de você ser um caminhoneiro autônomo ou o proprietário de uma pequena frota, a capacitação é um fator determinante para elevar a sua exclusividade no mercado. Como você já deve ter notado, a pandemia suprimiu o número de serviços, aumentando a competitividade no setor.

Por isso, é importante aproveitar o momento para melhorar as suas competências e, sendo o caso, as de toda a sua equipe. Em nossa visão, os cursos são as melhores soluções para alcançar esse objetivo, pois certificam os motoristas em torno de temas importantes ao exercício da carreira nas estradas.

Além disso, muitos cursos ensinam noções importantes para aumentar a eficiência da sua frota, ensinando a superar desafios de gestão, planejamento e muito mais. No médio e no longo prazo, essas qualificações demonstram seus resultados, possibilitando uma operação mais econômica, produtiva e com maior oferta de serviços.

Os melhores cursos para caminhoneiro


Entre os principais desafios na estrada, destacamos a importância de sobressair no mercado, de exercer uma operação econômica e de conduzir com segurança, conciliando produtividade, proteção e eficiência. Agora, descubra como você pode conquistar esses objetivos na sua frota!

Direção defensiva


Da forma como percebemos, a segurança é um fator essencial para a eficiência das suas operações de transporte. Por esse motivo, é cada vez mais importante que tanto você como a sua equipe sejam certificados em algum curso de direção defensiva.

Esse aprendizado estimula técnicas avançadas de condução, preparando o motorista para todos os cenários possíveis, ensinando medidas preventivas e reativas. No mercado, essa certificação é cada vez mais importante, já que os recrutadores de grandes empresas tendem a priorizar os candidatos com essa certificação.

O mesmo vale à sua frota. Digamos que você esteja disputando o contrato de uma grande distribuidora com outras frotas. Além da precificação do documento, a empresa tende a favorecer as alternativas mais seguras e competentes à tarefa — o que vale tanto para a certificação dos seus motoristas quanto para a idade e a segurança dos veículos da sua frota.

Manutenção


Além de serem motoristas hábeis, os profissionais da estrada precisam demonstrar familiaridade com suas máquinas. Afinal de contas, existirão alguns momentos em que surgirão desafios técnicos e mecânicos, colocando uma entrega sob o risco de atraso.

Para evitar isso — ou, pelo menos, reduzir a probabilidade de que aconteça —, é importante que tanto você como os demais integrantes da sua frota contem com boas noções de mecânica. Esse é o tipo de aprendizado que estimula a preservação do veículo.

Assim, o profissional entende a causa dos desgastes e as medidas necessárias para evitar esses problemas. No longo prazo, um motorista com boas noções mecânicas será mais cuidadoso com sua ferramenta de trabalho, resultando em menores custos de manutenção e maior produtividade.

Transporte de Cargas Perigosas


No amplo mercado, essa certificação é conhecida como MOPP, sigla que abrevia Movimentação de Produtos Perigosos. Essa qualificação é importante para quem deseja ampliar os serviços disponíveis, já que o transporte de alta periculosidade é exclusivo aos motoristas que apresentam essa certificação.

Felizmente, o curso já pode ser realizado a distância, compatibilizando com os desafios da pandemia. Além disso, o SEST SENAT está oferecendo o curso e a certificação gratuitamente. No material, você aprenderá a legislação vigente sobre o transporte rodoviário dessas cargas, além de conhecer as noções mais importantes sobre o embarque, o manuseio, o transporte e a descarga dessas mercadorias.

O aprendizado é majoritariamente teórico e visa a introduzir o motorista sobre as principais responsabilidades, os cuidados e as práticas no exercício dessa operação. As empresas exigem esse tipo de certificação, pois entendem que isso reduz drasticamente a probabilidade de acidentes e negligências durante a atividade.

Pontos Críticos e Gestão de Frotas


Novamente, SEST e SENAT se unem para oferecer uma certificação gratuita aos caminhoneiros. Diferentemente do anterior, esse é um curso com uma pegada mais gerencial, focando os desafios na administração de uma frota, com o objetivo de alcançar uma operação mais eficiente e econômica.

Além disso, o programa também dedica uma atenção especial às particularidades da manutenção de frotas, demonstrando como o dono pode fazer isso com planejamento e antecipação, evitando a ociosidade dos modelos na oficina e o prejuízo aos horários e aos compromissos da operação.

Por fim, o curso comenta sobre o dimensionamento da frota em função da atividade de transporte, bem como sobre a adequação dos veículos e seus implementos para cada tipo de operação. De forma distinta do curso anterior, essa certificação não é essencial para a sua contratação, mas é indispensável para melhorar o controle e a gestão da sua frota.

Legislação de Trânsito


Sim, obviamente, tanto você como os motoristas da sua frota são habilitados para percorrer as estradas brasileiras. No entanto, é importante garantir a reciclagem periódica das noções da equipe, pois essa é uma prática direta de conscientização, capaz de reduzir acidentes, multas e prejuízos.

Assim como os demais cursos teóricos, a legislação de trânsito pode ser aprendida e certificada pela internet. Essa atualização é importante, pelo menos, a cada dois anos, garantindo que toda a sua equipe conheça as novas legislações, condições, multas, transgressões e eventos.

Por fim, destacamos outras especializações, como Transporte de Cargas Indivisíveis para ampliar o seu campo de atuação, Transporte Coletivo de Passageiros para migrar para outro ramo de atuação, marketing para amplificar a visibilidade da sua frota na internet e daí adiante.

Como se pôde ver, são várias as alternativas para qualificar o seu trabalho. Entre gestão, capacitação e conscientização, esses cursos são capazes de aprimorar a forma de encarar a estrada, criando novas oportunidades, ampliando a segurança, reduzindo os custos e aumentando a produtividade!

Você gostou deste post elencando os melhores cursos para caminhoneiro? Então, aproveite o momento para espalhar essas noções entre os seus colegas de frota. Para isso, basta compartilhar o nosso artigo nas suas redes sociais!

Fonte: Juntos no caminho

Publicidade
Categorias caminhoneirocursos
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação