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BR-101 vai passar por interdição para implantação de três novas estruturas

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A atividade faz parte do cronograma de implantação de três novas estruturas

No próximo sábado (21) será realizado o içamento da travessia da passarela de pedestres localizada no km 304 da BR-101/ES/BA, na altura do bairro Ribeira, em Viana.

A atividade faz parte do cronograma de implantação das três novas estruturas. As obras contam com o investimento da ordem de R$3,6 milhões, e a previsão é de que sejam finalizadas até maio de 2021.

De acordo com o gerente de Engenharia da Eco101, Rodrigo Rodrigues, a operação de içamento está prevista para acontecer a partir das 19h, do próximo sábado (21) até a 1h do domingo (22). Durante esse período, será feita a sinalização das obras e o posicionamento do guindaste, com interdição total em ambas as pistas.

“A partir das 22h30 se dará o içamento da estrutura metálica e lançamento sobre os pilares. Nesse momento, o tráfego será totalmente interditado por um período de uma hora. É importante lembrar que os horários são uma previsão de cronograma e que caso as condições climáticas não estejam favoráveis, a operação poderá ser reprogramada”, explicou o gerente.

Passarelas

A Eco101 já implantou 16 passarelas de pedestres ao longo da BR-101/ES/BA. Em julho desse ano, a concessionária iniciou a implantação das três novas estruturas em Viana, totalizando as 19 passarelas previstas no Contrato de Concessão. Vale destacar que estas três últimas passarelas foram antecipadas do 20º ano de concessão (ano 2033) para o 8º ano concessão (2021).

Entre 2019 e 2020, a Eco101 entregou oito passarelas – sendo uma na Serra, localizada no km 262, e outras sete no Contorno de Vitória, em Cariacica, localizadas nos km 285,8; 286,1; 287,3; 288,3; 292,6; 295,2; e 295,4. Para essas obras, foram investidos R$9,5 milhões.

Além dessas, outras oito estruturas também já foram implantadas pela Eco101 – Conceição da Barra (km 32,4), São Mateus (km 68,3), Ibiraçu (km 219,6), Serra (km 263,1 e km 271,9), Cariacica (km 289,8) e Viana (km 299,2 e km 300,5) -, e três estruturas já existiam no trecho – Linhares (km 148,9 e 149,3) e João Neiva (km 149,3).

Os locais são definidos com base em estudos que detalham o fluxo de travessia de pedestres e de veículos nas regiões. Além disso, os projetos e a execução da obra são autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Cronograma de Içamento de Travessia (km 304):

19:00 às 20:00 – Início da sinalização de interdição de faixas Sentido Norte (Acostamento e Faixa 2), faixa Sul sem intervenção neste período;

20:00 às 22:30 – Montagem do guindaste sobre acostamento e faixa 2 (Sentido Norte) e preparação para Içamento;

22:30 às 00:00 – Intervalo para interdição total para Içamento (tempo estimado de 1h):

Sentido Norte: tráfego totalmente interditado;

Sentido Sul: tráfego totalmente interditado nas intermediações do km 302,800;

00:00 às 01:00 – Finalização da montagem / instalação;

01:00 – Liberação do tráfego sobre as faixas Norte interditadas;

As atividades estarão sujeitas a alterações conforme condições climáticas.

Fonte: Folha Vitoria

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Categorias DNIT
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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