Ônibus

Solaris lança ônibus elétrico de 15 metros para rotas de passageiros

Solaris lança ônibus elétrico de 15 metros para rotas de passageiros

A empresa polonesa Solaris continua a desenvolver seus negócios elétricos. No início do ano, informamos que os engenheiros da empresa estão trabalhando na criação de um ônibus elétrico de três eixos com 15 metros. E hoje a novidade, que recebeu a designação de urbano 15 LE Electric, foi oficialmente apresentada ao grande público.

De acordo com os desenvolvedores, embora o novo ônibus elétrico possa operar nas ruas da cidade, seu objetivo principal são as rotas suburbanas curtas. Portanto, suas características são mais sólidas do que as puramente urbanas. O eixo do meio é acionado por um motor elétrico de 300 kW com consumo de energia reduzido (o fabricante não é mencionado). Ele é alimentado por seis baterias de íon-lítio, quatro na parte traseira e duas no teto. A capacidade total é de 470 kWh. No entanto, é dito sem rodeios sobre a reserva de marcha: eles dizem, um ônibus elétrico pode viajar várias centenas de quilômetros com uma única carga.

O principal tipo de reposição de energia é a partir de uma estação de recarga em solo com capacidade de até 260 kW. É interessante que o cliente possa escolher entre quatro pontos de colocação dos conectores no corpo – nas laterais na frente ou atrás. Opcionalmente, o ônibus elétrico pode ser equipado com um pantógrafo para carregamento em estações especiais ultrarrápidas com potência de até 540 kW.

Dependendo da versão, duas ou três portas podem dar acesso ao habitáculo: na primeira versão são 65 lugares, na segunda – 53. São instalados aos pares e equipados com cintos de segurança. Além disso, os dois assentos da frente da cabine possuem suportes Isofix para instalação de cadeiras infantis.

Na cabine do motorista – um novo painel frontal com telas em vez de instrumentos analógicos. Como equipamento adicional – câmeras com telas em vez de espelhos retrovisores, além de assistentes eletrônicos como sistema de monitoramento de ponto cego e assistente de frenagem de emergência.

Os primeiros ônibus elétricos Solaris de 15 metros irão para transportadoras na Suécia e na Noruega – esse tipo de transporte de passageiros é altamente desenvolvido lá. No entanto, a empresa também informa sobre pedidos já recebidos de países da Europa Ocidental.

Esta postagem foi publicada em 25 de outubro de 2020 21:10

Compartilhar
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Juninho do sindicam cobra união dos caminhoneiros em vídeo

O presidente do Sindicam gravou um vídeo comentando a união da categoria dos caminhoneiros em…

12 horas atrás

Cocaína é a droga mais detectada no exame toxicológico

A Associação Brasileira de Toxicológico – Abtox-, fez um levantamento no período entre maio de…

13 horas atrás

Caminhão é atuado pela terceira vez com nota fiscal fraudada.

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) confiscou 45 mil litros de álcool carburante que estavam sendo…

13 horas atrás

Caminhão causa dano em aeronave de nova companhia aérea

Na manhã da última segunda-feira (26), um caminhão atingiu um Air bus A320 da Itapemirim…

13 horas atrás

Já é possível encontrar Diesel acima de R$6,00 nos estados do Norte e Centro-Oeste do país

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), anunciou que já é possível…

14 horas atrás

Caminhoneiros reivindicam melhorias desde a década de 70

Apesar das últimas tentativas de greve não terem dado certo, as paralisações sempre ocorreram quando…

14 horas atrás

Este site usa cookies.

consulte Mais informação