Publicidade
Categorias Sem categoria

Scania começa a testar semi-caminhão reboque coberto por painéis solares

Publicidade

O fabricante de caminhões Scania investigará se um trailer totalmente coberto com painéis solares, puxado por um caminhão híbrido

Scania começa a testar semi-caminhão e “As células solares costumavam ser usadas em barcos e caravanas, mas apenas para fornecer energia a ferramentas como geladeiras e aparelhos de cozinha, e não para o trem de força real”, disse Eric Falkgrim, líder de tecnologia em design de veículos da Scania R&D.

O caminhão será usado em tarefas de transporte diário pelo transportador sueco Ernst Express, que também colaborou com a Scania nos testes da primeira estrada elétrica com linha aérea do mundo. A Ernst Express colocará em uso um trailer de 18 metros de comprimento, coberto com energia solar, com uma superfície total nas laterais e telhado de 140 metros quadrados. No total, os painéis solares na Suécia devem gerar 14.000 kWh anualmente.

O projeto de pesquisa também está investigando se o trailer pode fornecer eletricidade para a rede quando as baterias estão totalmente carregadas e o caminhão está estacionado no fim de semana, por exemplo.

Em um estudo preliminar, as viagens no centro da Suécia foram simuladas com economia potencial de combustível de 5 a 10%. Na Suécia, há luz solar suficiente para gerar energia da primavera ao outono. A energia solar é frequentemente fraca, exceto no verão, quando há mais horas de sol forte. Durante o resto do ano, não há sol suficiente na Suécia. O sul da Espanha, por outro lado, tem 80% mais horas de sol.

O projeto é subsidiado pelo governo sueco, por meio da agência de inovação e, além da Scania e da Ernst Express, a Midsummer, que produz os painéis solares, que realiza pesquisas avançadas em células solares mais eficientes, e a empresa de energia que também estão envolvidas.

Publicidade
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação