Publicidade
Categorias CaminhãoMotores

FPT industrial tem o motor a gás mais potente das estradas

Publicidade

FPT industrial tem o motor a gás mais potente das estradas

Qualidade: Líder no segmento de gás natural, a FPT Industrial, marca da CNH Industrial, disponibiliza ao open market no Brasil o motor FPT Cursor 13 Gás Natural. Trata-se do mais potente propulsor seis cilindros 100% movido a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano.

Sucesso na Europa, o FPT Cursor 13 Gás Natural é o primeiro motor on-road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação. A exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial garante performance e rendimento para o transporte rodoviário de cargas e passageiros.

Com 460 cv de potência e torque máximo de 2000 Nm a 1100 rpm, esta poderosa unidade de força proporciona uma economia de custos com combustível de até 20% no Brasil, em comparação à motorização equivalente a diesel, além de menor ruído de funcionamento.

Graças a um sistema de pós-tratamento por meio de um catalisador de três vias, compacto e sem necessidade de manutenção, a exclusiva tecnologia de combustão estequiométrica da FPT Industrial contribui para o que FPT Cursor 13 Gás Natural seja a solução mais adequada para montadoras de transporte de cargas e passageiros, proporcionando carga útil otimizada e melhor aproveitamento de espaço.

Desta forma é possível instalar tanques de combustível mais espaçosos nos veículos pesados, aumentando a autonomia nas estradas.

A FPT Industrial detém um amplo portfólio de motores a gás natural de 3 litros a 12,9 litros e potências de 136 cv (100 kW) a 460 cv (338 kW), que equipam, no mercado aberto, veículos comerciais, caminhões leves, médios e pesados, e ônibus em diferentes aplicações.

Custo competitivo, confiabilidade e eficiência


Os motores a gás têm custo total de propriedade competitivo, além de oferecer todas as vantagens dos motores a combustão tradicionais, inclusive a confiabilidade. A experiência da FPT Industrial em gás natural também abre caminho para uma indústria mais ecológica, já que o biometano é compatível com os motores e pode ser gerado a partir de fontes renováveis ou por meio da reciclagem de resíduos orgânicos, reduzindo as emissões de CO2 a quase zero.

“Estamos sempre a frente no desenvolvimento de powertrain associado a combustíveis alternativos. Com o FPT Cursor 13, trazemos ao mercado brasileiro um produto que carrega toda a tecnologia da marca em gás natural. Nosso trabalho tem como objetivo proporcionar máxima eficiência aliada aos menores custos operacionais, pensando em um futuro mais verde”, afirma o presidente da FPT Industrial para a América do Sul, Marco Rangel.

Ficha técnica – FPT Cursor 13 Gás Natural

  • Cilindrada: 12.9L
  • Potencia [cv]: 460 @ 1900 rpm
  • Torque [Nm]: 2000 @ 1100 rpm
  • Número de cilindros: 6
  • Número de válvulas por cilindro: 4
  • Aspiração: Turbocompressor
  • Injeção: Multiponto estequiométrica
  • Diâmetro X curso [mm]: 135 x 150
  • Dimensões C/L/A [mm]: 1.610/1.027/1.178
  • Combustível: Gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano
  • Peso [Kg]: 1240
Publicidade
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação