Entenda os motivos da falta de caminhoneiro no Brasil

Entenda os motivos da falta de caminhoneiro no Brasil

Entenda quais são os principais pontos na falta de motoristas de caminhão para o Brasil. Você deve estar se perguntando, que conhece muita gente querendo uma oportunidade na área do transporte de cargas. É muito comum ver publicações no Facebook de oportunidade de emprego e chuvas de comentários, dessa maneira como estar faltando caminhoneiro ?

O primeiro ponto nessa discursão é com relação a experiência, de todas as vagas anunciadas a grande maioria são para candidatos com experiência no segmento de transporte.

Como adquirir experiência ?  

Assim como em diversas áreas de trabalho a profissão de motorista não existe o segmento de estágio, ou seja, a pessoa vai adquirindo experiência ate se tornar profissional. Então para que a pessoa possa adquirir experiência ela deve ingressar geralmente como ajudante, executando a carga, descarga e auxiliando o caminhoneiro.

Contudo o colaborador vai ganhando experiência na área e consequentemente ganhando a confiança da empresa. Dessa forma um ponto bastante importante é para quem não tem experiência não minta dizendo que tem experiência. Todas as empresas realizam teste prático e quem realmente não tem a prática não consegue obter um excelente resultado no exame prático.

 Então a orientação que sempre seja sincera quando estiver em uma entrevista de emprego, atualmente as empresas dão muita credibilidade para essas pessoas. Sendo mais viável informar que não sabe, porém, estar disposto a aprender. Em muitos casos a empresa tem um programa de profissionalização e capacitação dos seus colaboradores.

Principais qualificação para o profissional do transporte

Para que a pessoa consiga ser qualificado como motorista de caminhão profissional existe alguns pontos importantes.

Carteira Nacional de Habilitação

Consequentemente para o condutor tenha sucesso no seu objetivo o primeiro ponto é a Carteira Nacional de Habilitação – CNH adequada para a função.  O profissional deve ter a categoria previamente exigida para conduzir específicos tipos de configurações.

  • “E” para carreta
  • “D” Para truck

Consequentemente o profissional deve ter a o EAR Exerce atividade remunerada, ou seja, toda pessoa que utilizar sua carteira nacional de habilitação para trabalhar tem por obrigatoriedade possuí o EAR. Esse item vem no verso da carteira no campo de observação sendo passível de multa por autoridade de trânsito.

Disponibilidade para viagens

Para quem desejar se tornar um motorista de caminhão profissional tem que estar atento nesse requisito. Com toda certeza o candidato deve ter disponibilidade para viagens longas e consequentemente ficar longe de casa por cerca de 15 a 20 dias.

Não são todas as pessoas que têm essa disponibilidade para ficar longe de casa, dessa forma, esse acaba sendo um ponto muito importante e um grande destaque.

Escolaridade

Um pequeno número de empresas solicita grau de escolaridade aos candidatos para vagas de caminhoneiro. É solicitado o Ensino Médio completo e outras transportadoras solicitam apenas o Ensino Fundamental como requisito para se candidatar para a vaga.

No entanto, não acaba sendo um ponto importante ou fundamental no ato da contratação, para algumas transportadoras. Vale apena lembrar que para certas empresas no segmento de transporte de carga esse ponto é fundamental no ato da contratação.

Residir próximo da empresa

Nos últimos anos vem se tornando muito comum na escolha do caminhoneiro o local da sua residência. De acordo com a lei do descanso o caminhoneiro tem que cumprir diversos requisitos estar dentro da lei. E em casos de descumprimento a transportadoras estão passíveis e sujeito a multas.

Logo para a contração de caminhoneiros fora de um raio de proximidade da transportadora acarreta custo para as empresas. Já que é necessário a criação de um alojamento para disponibilizar aos caminhoneiros e para conseguir manter esses alojamentos as transportadoras devem contratar mais funcionários.

Com esse intuito as transportadoras estão indo em busca dos profissionais que residem próximo aos pátios. Evitando então um gasto para manter a qualidade de vida dos seus profissionais e evitando problemas trabalhistas com o caminhoneiro.

Curso de MOPP

O curso de Movimentação de Produtos Perigosos  (MOPP) é um dos principais cursos  exigido pelas transportadoras e é de obrigatoriedade pelo CONTRAN na resolução 168/2004. Para se ter uma ideia esse curso é exigido até por transportadoras que não trabalham com cargas perigosas.

Todas as transportadoras exigem até mesmo as que não trabalham com cargas perigosas, sendo que estas empresas sempre estão em buscas de contratados para transportar mercadorias enquadrada nesse requisito.

Dessa forma, a transportadora dar preferência para o condutor que já tem o curso evitando que posteriormente tenha que treinar o condutor. Consequentemente economizando dinheiro e tempo. Para conseguir uma vaga o candidato com certeza deve possuir pelo menos o curso do MOPP.

Exame toxicológico

Hoje em dia é de extrema importância para todo e qualquer motorista profissional das categorias “C”, “D” e “E” exigido por lei. Conforme a lei 13.103 de 2015 com o intuito de um trânsito mais seguro e reduzir o número de acidentes.

Diversos caminhoneiros perderam o direito de renovar a CNH ao ter testado positivo no exame toxicológico. Logo a empresa acaba dando um direito de um segundo teste ao condutor para que então tenha a comprovação do resultado.  

Uma substância que é muito encontrado entre os caminhoneiros é o famoso rebite (conhecido como Nobésio) essa substância é utilizada para que o condutor consiga inibir o sono e dirigir por diversas horas seguidas

Estar faltando caminhoneiro no mercado ?

Em suma não estar faltando motorista de caminhão no mercado, o que estar faltando são caminhoneiros que enquadra nos grandes requisitos de diversas transportadoras. Dessa forma acaba se tornado muito difícil encontrar um profissional que se encaixe perfeitamente em tantas exigências.

Então para o condutor que tenha diversos cursos para o segmento de transporte de cargas, tenha experiência comprovada em carteira. Certamente ele vai sair na frente e aumentando suas chances e conseguir um emprego.

Escolinha para formação de caminhoneiro

As transportadoras abrem escolinha para formação de caminhoneiros profissionais e para qualificação. Podemos lembrar que em 2002 e 2003 as transportadoras investiram para formar profissionais, sendo que existia uma falta de caminhoneiro. E para os especialistas as transportadoras devem abrir em breve essas escolinhas para capacitação dos caminhoneiros. Conforme a grande necessidade de encontrar um profissional.