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DER prepara rodovias de Minas Gerais com programa de manutenção e conservação em período chuvoso

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DER-MG se prepara para o período chuvoso

DER prepara rodovias de Minas Gerais, devido ao calor e o avanço de áreas de instabilidade pelo estado Minas Gerais podem ajudar a espalhar nuvens carregadas, provocando pancadas de chuva a partir do próximo mês. Em novembro, começa o período mais crítico do ano, em função das fortes chuvas, que exigem planejamento e investimento na prevenção de desastres naturais.

Atento a isso, o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), está desenvolvendo ações preventivas na malha rodoviária sob responsabilidade do Governo de Minas. De janeiro a setembro, o Estado investiu cerca R$ 100 milhões em obras desta natureza.

Os trabalhos são executados por meio do programa de manutenção e conservação permanente nas 40 unidades do DER-MG, espalhadas por todo o estado. Os serviços são concentrados em limpeza de dispositivos de drenagem, recuperação de pontos críticos de segmentos pavimentados e não pavimentados, substituição de bueiros e recuperação de galerias fluviais, além da liberação das saídas d’águas e da roçada mecanizada, realizada por um equipamento que retira a vegetação com até três metros de distância do bordo da pista.

Nova sinalização


Além disso, o DER-MG investe na instalação de novas placas informativas, de advertência, de regulamentação e de marcos quilométricos para garantir mais segurança aos usuários das vias. “Neste período do ano, existe uma preocupação com os altos índices pluviométricos. Trabalhamos em sincronia com outros órgãos estaduais para garantir pronta resposta à população”, afirma o diretor de Manutenção, Adalberto Bahia.

As ações de prevenção de acidentes são intensificadas pela equipe de fiscalização do Estado e por equipamentos de controle de velocidade das vias, instalados, estrategicamente, em pontos críticos e com maior número de ocorrências. São mais de 400 radares nas rodovias estaduais e federais delegadas, que ajudam a coibir o excesso de velocidade, principalmente no período chuvoso.

Fonte: Revista Onibus

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Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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