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Daimler e Waymo fazem parceria em caminhões autônomos

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Daimler, mãe da Mercedes-Benz e uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo, anunciou na terça-feira uma parceria com a Waymo, startup de tecnologia de direção autônoma de propriedade da Alphabet Inc.

A parceria verá a Daimler integrar o sistema autônomo da Waymo , conhecido como Waymo Driver , em seu caminhão Classe 8. O Waymo Driver classifica-se no Nível 4 na escala SAE de capacidade de direção autônoma , pois pode funcionar inteiramente por conta própria, mas apenas dentro das condições estabelecidas. O nível 5 é o objetivo final, o que significaria um sistema autônomo tão capaz quanto um humano.

A Daimler disse que planeja disponibilizar o Cascadia equipado com o driver Waymo para clientes nos Estados Unidos nos próximos anos. Daimler e Waymo também estão explorando o potencial de oferecê-lo em outros mercados no futuro próximo.

A Daimler há anos vem desenvolvendo seu próprio sistema de direção autônoma, tanto para veículos de passageiros quanto comerciais. A gigante automobilística alemã já realizou testes de caminhões autônomos e em 2019 adquiriu a Torc Robotics, de Virgínia, que também está desenvolvendo um sistema auto dirigível para veículos comerciais.

Martin Daum, chefe da divisão de ônibus e caminhões da Daimler, disse que a parceria com a Waymo é para ajudar a acelerar a chegada de caminhões autônomos e que a Daimler continuará a desenvolver sua própria tecnologia separadamente. Em outras palavras, a Daimler está protegendo suas apostas.

“Esta parceria (Waymo) complementa a abordagem de estratégia dupla da Daimler caminhões, de trabalhar com dois parceiros fortes para fornecer soluções L4 autônomas que são perfeitamente integradas com nossos melhores caminhões da classe, para nossos clientes”, disse ele.

O Cascadia já tem alguns recursos de assistência ao motorista semiautônomo. Esses recursos, agrupados sob o título Detroit Assurance 5.0 com Active Lane Assist, são capazes de frear, dirigir e acelerar independentemente em todas as faixas de velocidade, embora o motorista tenha que monitorar o veículo o tempo todo.

Em um futuro próximo, os sistemas autônomos de Nível 4 permitirão que os caminhões operem 24 horas por dia, inclusive à noite, em horários de baixo tráfego. Os motoristas de caminhão ainda serão necessários. Caminhões autônomos serão habilitados por radar, câmeras e lidar, assim como os carros, mas suas demandas serão maiores. Sua massa deverá ser levada em consideração, assim como a articulação de seus reboques e suas diferentes características de direção. Isso significa que sua capacidade de direção autônoma provavelmente ficará limitada a situações mais simples de direção em rodovias por anos ou mesmo décadas.

A Daimler não é a única empresa que pesquisa caminhões autônomos. A volvo caminhões já exibiu seu semi-conceito autônomo Vera e a Ford também lançou um semi-conceito autônomo que mostrou sua visão de longo prazo para o tipo de veículo. A divisão de caminhões Traton do Grupo Volkswagen também está trabalhando com a startup de tecnologia de direção autônoma Argo AI em caminhões autônomos.

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Categorias volvo
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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