Publicidade
Categorias CaminhãoScania

A grande construtora de plataformas Scania coloca painéis solares

Publicidade

A Scania é um dos maiores fabricantes de plataformas na Europa e anunciou uma parceria de pesquisa que desenvolverá um trailer coberto com painéis solares projetado para alimentar um caminhão híbrido plug-in. A montadora diz que os testes iniciais encontraram um potencial de economia de combustível de 5 a 10 por cento na Suécia. Em áreas que recebem mais sol, como a Espanha, a economia de combustível pode ser o dobro.

O caminhão usado na parceria de pesquisa será usado em atribuições de transporte diário pelo caminhão de carga sueco Ernst Express. A mesma empresa colaborou com a Scania nos testes da primeira estrada elétrica e catenária aérea do mundo. A Ernst Express operará um caminhão com uma carreta revestida de células solares de 18 metros de comprimento, com área total ao longo das laterais e teto de 140 metros quadrados.

Os painéis solares deverão gerar 14.000 kWh de eletricidade anualmente quando usados ​​na Suécia. O projeto também examina se o trailer pode alimentar eletricidade de volta à rede elétrica quando as baterias estão totalmente carregadas e o caminhão está estacionado. O pré-estudo analisou as operações no meio da Suécia e encontrou nas simulações uma economia potencial de combustível de 5 a 10 por cento. A Suécia tem luz solar suficiente da primavera ao outono para gerar eletricidade, e enquanto o sol está fraco, exceto durante o verão, há mais horas de luz solar.

A Scania afirma que o sul da Espanha tem 80% mais horas de luz solar do que a Suécia. O projeto está sendo financiado publicamente por meio da agência de inovação do governo sueco Vinnova. A fabrica os painéis solares para o projeto, e a Uppsala University está conduzindo pesquisas avançadas e células solares mais eficientes.

Não está claro quando os testes passarão para o mundo real ou quando reboques revestidos de células solares podem se tornar comuns. Também não há menção de quanta bateria o grande rig híbrido plug-in teria.

Publicidade
Categorias caminhãoscania
Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

Deixe um comentário

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação