Super dica de como subir com caminhão qualquer serra, tanto quanto descer uma serra com segurança é de extrema importância realizar uma condução de maneira adequada quando estiver subindo uma serra com um caminhão.
Como um veículo pesado caminhão tem uns segredos diferentemente de um carro pequeno, mas que não é nenhum bicho de sete cabeça. São dicas essenciais que podem ser utilizadas em outras serras, no entanto as dicas mencionadas foram realizadas na Serra do Cafezal, São Paulo.
O primeiro ponto é conhecer o veículo na qual estar realizando o serviço, para então quando estiver iniciando a subida o condutor consiga reduzir as marchar para que o caminhão trabalhe na melhor rotação. Evitando trabalhar em alta rotação consequentemente gerando um grande esforço ao caminhão e muito menos em baixas rotações. Buscando sempre trabalhar com o veículo na faixa verde dessa maneira economizando combustível e aumentando a vida útil do motor
O ideal para subir uma serra, tendo em vista que pela Lei da Gravidade, temos que exercer um maior esforço para conseguir movimentar. Então a melhor maneira é trabalhar sempre com marchas cheias que proporciona uma rotação de 600 giros. Diferentemente da meia marcha que entrega uma rotação de 300 giros. Então em uma subida você tem noção que o caminhão vai perder velocidade supondo que você esteja em 6º marcha e consequentemente para subir a serra de maneira correta seria de 4º marcha. O mais indicado é passar de 6º para quarta pulando a 5º. Diminuindo até o desgaste entre o atrito da embreagem e platô.
Apesar de muitos falarem que comprar qualquer veículo automático ou automatizado para usar o modo manual é besteira dentre outras coisas. É importante ter noção que em qualquer veículo automático quem manda nas trocas de marcha é realizada por padrões pre definido pela montadora. No entanto existem diversas combinações em situação real que o sistema pode não ter sido previamente configurado, ou seja, o sistema por começar a reduzir ou subir marcha de maneira desnecessária e logo prejudicando o consumo e vida útil de diversas peças.
Em princípio os veículos automáticos identificam a maneira que devem alternar de marchas, se devem segurar a marcha ou se devem manter uma condução visando a economia de combustível pela tocada do acelerador. Se é um condutor que trabalha com o pé lá embaixo o caminhão vai entender que deve trabalhar sempre em altas rotações e sempre colocando pressão consequentemente um maior consumo de combustível. Caso a maneira de tocar no pedal acelerador seja intermediário automaticamente o veículo vai identificar e alternar para uma condução mais econômica e vai permanecer na faixa verde de rotação.
Acompanhei um vídeo do grande caminhoneiro Kiko Bonesi que mostra na prática ajudando ainda mais a contextualizar todas as informações.
Esta postagem foi publicada em 19 de setembro de 2020 09:45
Ao comprovarmos os cálculos das reduções que deveriam ocorrer dos preços dos combustíveis, percebemos irregularidades
Os criminosos encontram vantagens em várias situações e agora também miram os caminhões para revenderem…
Esse caso aconteceu na Escócia em 2021 e demonstra o quanto um motorista pode ser…
Ele desabafa e dá seu depoimento sobre o que está acontecendo. Ele comenta que não…
O acidente ocorreu nesta segunda (4), na BR-153 e o caminhoneiro era o pai da…
O homem estava com sinais de embriaguez durante a abordagem dos agentes.
Este site usa cookies para sua segurança, conheça a nossa política de privacidade.
consulte Mais informação
Deixe um comentário