Qual caminhão mais econômico do brasil

Qual caminhão mais econômico do brasil

Economia de combustível pode trazer impactos direto na economia ao dono do caminhão

Qual caminhão mais econômico rodando no Brasil hoje, e para responder essa pergunta precisamos ter um completo conhecimento sobre consumo de combustível. Em virtude de diversos fatores podem fazer um caminhão muito econômico e em determinadas condições podem fazer esse mesmo caminhão gastar muito combustível.

Logo para abordar esse assunto é necessário ter o completo entendimento que muito mais que o caminhão, um condutor muito bem preparado terá uma enorme influência no resultado para o consumo.

 6 Motivos que aumentam o consumo de combustível

Condução inadequada

O primeiro fator com ligação direta no consumo é o modo de condução, ou seja, acelerações e desacelerações constantes, troca de marcha desnecessárias ou em momentos errados. É isso mesmo trocar de marcha no momento correto, evitando a elevação do giro do motor desnecessário, manter o veículo em velocidades constantes é um excelente indicador para um bom consumo.

Excesso de carga

Outro ponto com grande influência é o excesso de peso sobre  o caminhão, que por sua vez gera um maior esforço para manter sua movimentação e além de aumentar o consumo do veículo que terá um desgaste prematuro das suas peças. Portanto o prejuízo acaba sendo em dobro.

Velas desgastas

Que tem como principal função gerar energia em sua câmara de combustão fazendo com que o caminhão se movimente, ou seja, estar ligado diretamente ao combustível logo com uma influência direta. Bem como a queima de combustível será de forma irregular para que produza a força necessária para sua locomoção.

Pneu

Sobre o pneu diversos fatores podem influenciar o consumo do caminhão, para ter noção o hábito de calibrar o pneu a cada 15 dias, pode gerar uma economia de combustível entre 1,5% a 3%. Um pneu desalinhado também contribui para o aumento do consumo de combustível e conforme a recomendação de diversos fabricante é um alinhamento a cada 10 mil quilômetros.

Capacitação do condutor

É muito importante investir em conhecimento, além de ser tornar um profissional bem instruído que consequentemente terá bons resultados profissionais. Um caminhoneiro com muito conhecimento é capaz de reduzir o consumo de um caminhão em cerca de 10%. Dessa forma o condutor vai conseguir ter uma condução econômica, segura e manter a preservação do caminhão em excelentes condições.

Tráfego congestionado

Logo circular em um trajeto com muito semáforos e um trânsito intenso fazendo que o veículo circule em marchas pequenas, consequentemente terá uma elevação no consumo em decorrência de acelerações e frenagem constantes.

Qual é o caminhão mais econômico ?

 Finalmente vamos verificar qual é o caminhão mais econômico circulando por estradas brasileiras. Após passar por duas etapas de avaliações, enfrentando um teste de 350 km com 40 toneladas e circulando com uma velocidade média de 80 km/h.

O resultado foi um pouco mais de 4 km/l, ou seja, o caminhão consumiu cerca de 24,92 litros de diesel a cada 100 quilômetros percorrido. Este caminhão venceu o teste ofertou um comparativo em condições reais de operação.

O caminhão da Scania R500 venceu o teste oferecendo uma maior autonomia de combustível, o teste tem um objetivo de demonstrar o que mais importa para grande maioria dos clientes, a economia. E em uma conta básica esse caminhão em um ano consegue economizar cerca de 600 litros de diesel por ano.