Publicidade

Hyzon produz caminhões com células de combustível

Publicidade

Caminhões movidos a hidrogênio

Hyzon produz caminhões “Espera-se que a Hyzon Motors Europe seja o primeiro fabricante a construir em série veículos pesados ​​com emissão zero na Europa”, anunciou o comunicado de imprensa da empresa em 11 de julho de 2020. Em março deste ano, o grupo chinês Horizon Fuel Cell lançou a marca Hyzon Motors para caminhões movidos a hidrogênio. Sua sede fica em Nova York. No final de junho, surgiram na internet imagens de um test drive de um caminhão Hyzon baseado em um caminhão JMC Weilong. A produção em Groningen – de outro caminhão a hidrogênio – está agora em pleno andamento.
O gerente geral Carl Holthausen explica como a Hyzon Motors Inc. e Holthausen Clean Technology BV surgiu: “Há cerca de um ano, fomos questionados se poderíamos organizar a homologação de um caminhão chinês a hidrogênio para o mercado europeu. Somos especializados no desenvolvimento e produção de caminhões movidos a hidrogênio e temos aparecido regularmente na imprensa especializada (internacional). Isso chamou a atenção para nós. Também tínhamos usado células de combustível várias vezes. ”

Resposta honesta

A Holthausen Clean Technology deu uma resposta honesta após examinar aquele caminhão chinês, diz Holthausen: “Dissemos: ‘Este é um produto excelente, mas na Europa não tem chance de passar na homologação. Se quiser, terá de apresentar um camião para o qual deverá ser capaz de apresentar relatórios de inspecção europeus ao nível dos componentes. E isso só é possível com componentes europeus. ‘ Temíamos que isso fosse o fim de tudo ”.
O oposto acabou sendo verdade: “Eles então perguntaram: ‘Você pode desenvolver esse caminhão para nós?’” Holthausen já havia homologado um caminhão a hidrogênio baseado em Daf. “Indicamos que, com aquele caminhão como ponto de partida, poderíamos rapidamente apresentar um Hyzon. Isso resultou em uma resposta entusiástica. Decidimos então fazer isso na forma de uma joint venture ”.
Em fevereiro, as negociações foram concluídas sobre quem desenvolveria quais atividades e quais direitos e fluxos de dinheiro iriam e voltariam. O acordo judicial ainda demorou, então a notícia só pôde ser divulgada em julho. Holthausen: “As notícias sobre a fundação e o início da produção, portanto, meio que coincidiram.”

Gama competitiva

Até agora, a Holthausen Clean Technology fabricava cerca de cinquenta caminhões especializados por ano. Esses caminhões estão principalmente em dois segmentos de mercado: caminhões com uma Tomada de Força (PTO) extra, como caminhões de lixo, caminhões de lavagem, caminhões de skip e caminhões de braço angular. Além disso, trata-se de caminhões para cargas pesadas como leite, cimento e concreto. Esses caminhões não precisam do comprimento europeu máximo permitido para que as combinações atinjam sua carga útil máxima. Como resultado, ainda há espaço atrás da cabine e da área de carga ou no prato na frente do trailer para armazenar tanques de hidrogênio suficientes para um alcance competitivo.
A Hyzon Motors Europe agora também está trabalhando nesses segmentos de mercado. A produção da Holthausen Clean Technology e da Hyzon Motors Europe ainda será misturada em um futuro próximo. Com o tempo, a Holthausen Clean Technology continuará exclusivamente como desenvolvedora de produtos.

Controle de qualidade

Hyzon já vendeu duzentos caminhões na Europa até 2021. A produção segue uma curva acentuada: em 2022 deve ser aumentada para 500 unidades e no ano seguinte a fábrica em Groningen deve estar operacional em Groningen para uma produção anual de 2.000 unidades – com uma opção de terreno adicional para expansão.

Publicidade
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação