É possível usar diesel S-10 em veículos antigos?

Esta é uma pergunta bem recorrente, desde que o diesel S-10 começou a ser comercializado no Brasil em 2013. A resposta é sim! É possível utilizar esse tipo de combustível amarelo-claro em qualquer veículo movido a diesel. É um tipo de combustível moderno, tem 10 partes de enxofre por milhão, é de cor amarela e o principal: polui bem menos o meio ambiente. No Brasil, foi regulamentado pela Resolução da ANP 50/2013 e faz parte de um acordo para reduzir a emissão veicular de gases poluentes ao meio ambiente.

Outra vantagem do S-10 é que ele reduz a contaminação dos sistemas do motor e até do óleo lubrificante. No entanto, em modelos mais antigos, os efeitos positivos podem ser minimizados pelo fato de a tecnologia estar defasada.

LIMPEZA DOS TANQUES

Se você tem um veículo fabricado antes de 2012, que não possui as tecnologias EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva), você poderá abastecer com o S-10 normalmente. Não se preocupe. No entanto, é preciso antes tomar algumas precauções. No caso, dará um trabalhinho extra, mas vai evitar transtornos futuros. Você terá que realizar três procedimentos: 1) lavar o tanque; 2) trocar os filtros; 3) proceder com a limpeza do combustível. Se você não fizer isso, pelo fato de o S-10 ser um combustível mais solvente, pode ocorrer de ele dissolver a sujeira do tanque e transportá-la para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos.

ATENÇÃO, NÃO USE ÁGUA NA LIMPEZA!

Quando for realizar a limpeza do tanque, preste atenção! Jamais utilize água para isso.

O diesel S-10 possui características higroscópicas, ou seja, tem alta capacidade de atrair água. Por isso, água e umidade devem ser evitadas.

O mais correto é que a limpeza seja feita por um profissional e que seja utilizado o próprio diesel para a limpeza.

CUIDADO AO ABASTECER VEÍCULOS SCR OU EGR COM S-500!

Só em caso de extrema urgência é indicado abastecer com diesel os veículos que possuem a tecnologia SCR ou EGR. Isso porque esse tipo de diesel prejudica o funcionamento do motor dos veículos com essa tecnologia. Caso você não tenha alternativa de encontrar o diesel S-10, que é própria para esses motores SCR ou EGR, abasteça com o S-500, mas, logo em seguida, não deixe de fazer a limpeza do tanque.

Fonte: royalfic