Dicas para motorista

É possível usar diesel S-10 em veículos antigos?

Esta é uma pergunta bem recorrente, desde que o diesel S-10 começou a ser comercializado no Brasil em 2013. A resposta é sim! É possível utilizar esse tipo de combustível amarelo-claro em qualquer veículo movido a diesel. É um tipo de combustível moderno, tem 10 partes de enxofre por milhão, é de cor amarela e o principal: polui bem menos o meio ambiente. No Brasil, foi regulamentado pela Resolução da ANP 50/2013 e faz parte de um acordo para reduzir a emissão veicular de gases poluentes ao meio ambiente.

Outra vantagem do S-10 é que ele reduz a contaminação dos sistemas do motor e até do óleo lubrificante. No entanto, em modelos mais antigos, os efeitos positivos podem ser minimizados pelo fato de a tecnologia estar defasada.

LIMPEZA DOS TANQUES

Se você tem um veículo fabricado antes de 2012, que não possui as tecnologias EGR (Recirculação de Gases de Exaustão) ou SCR (Redução Catalítica Seletiva), você poderá abastecer com o S-10 normalmente. Não se preocupe. No entanto, é preciso antes tomar algumas precauções. No caso, dará um trabalhinho extra, mas vai evitar transtornos futuros. Você terá que realizar três procedimentos: 1) lavar o tanque; 2) trocar os filtros; 3) proceder com a limpeza do combustível. Se você não fizer isso, pelo fato de o S-10 ser um combustível mais solvente, pode ocorrer de ele dissolver a sujeira do tanque e transportá-la para o sistema de combustível, entupindo filtros, mangueiras e bicos.

ATENÇÃO, NÃO USE ÁGUA NA LIMPEZA!

Quando for realizar a limpeza do tanque, preste atenção! Jamais utilize água para isso.

O diesel S-10 possui características higroscópicas, ou seja, tem alta capacidade de atrair água. Por isso, água e umidade devem ser evitadas.

O mais correto é que a limpeza seja feita por um profissional e que seja utilizado o próprio diesel para a limpeza.

CUIDADO AO ABASTECER VEÍCULOS SCR OU EGR COM S-500!

Só em caso de extrema urgência é indicado abastecer com diesel os veículos que possuem a tecnologia SCR ou EGR. Isso porque esse tipo de diesel prejudica o funcionamento do motor dos veículos com essa tecnologia. Caso você não tenha alternativa de encontrar o diesel S-10, que é própria para esses motores SCR ou EGR, abasteça com o S-500, mas, logo em seguida, não deixe de fazer a limpeza do tanque.

Fonte: royalfic

Esta postagem foi publicada em 18 de setembro de 2020 14:50

Compartilhar
João Neto

Sou apaixonado pelo empreendedorismo, caminhão e ônibus e Hoje me dedico 100% aos amigos caminhoneiros com noticias e dicas da estrada.

Deixe um comentário

Postagens recentes

Após o anúncio feito pelo governador do RJ referente à redução da alíquota do Icms, Procon fiscaliza postos de combustíveis

Ao comprovarmos os cálculos das reduções que deveriam ocorrer dos preços dos combustíveis, percebemos irregularidades

2 horas atrás

Quadrilhas especializadas em roubo de cargas agora passam a mirar os caminhões para venda no mercado paralelo

Os criminosos encontram vantagens em várias situações e agora também miram os caminhões para revenderem…

2 horas atrás

Caminhoneiro em fúria destrói casa de namorada com seu caminhão

Esse caso aconteceu na Escócia em 2021 e demonstra o quanto um motorista pode ser…

2 horas atrás

Caminhoneiro desabafa “Não precisamos de Mil reais, precisamos é de um frete mais justo”

Ele desabafa e dá seu depoimento sobre o que está acontecendo. Ele comenta que não…

2 horas atrás

Motorista desvia de carros para evitar acidente e sua criança perde a vida após caminhão tombar

O acidente ocorreu nesta segunda (4), na BR-153 e o caminhoneiro era o pai da…

2 horas atrás

PRF flagra homem dormindo em cavalo na BR-163

O homem estava com sinais de embriaguez durante a abordagem dos agentes.

4 horas atrás