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ANTT prevê a instalação de sistema free flow em pedágio na Dutra

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ANTT prevê a instalação e o Governo Federal, por meio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê a instalação de sistema para cobrança de pedágio entre as cidades de Guarulhos e São Paulo. No entanto, a sua implantação, segundo o Ministério da Infraestrutura, depende da aprovação do Congresso Nacional, local onde tramita um projeto de lei. A concessão, que atualmente pertence ao grupo CCR, se expira em março do próximo ano, porém, o novo concessionário deve ser conhecido até o final do primeiro semestre deste ano.

A principal discussão nos encontros realizados pela ANTT foi à cobrança por quilômetros percorridos naquela via de forma proporcional, que passaria a ter validade entre os dois maiores municípios do estado de São Paulo. O governo Bolsonaro ressalta [sem revelar maiores detalhes] que menos de 20% dos veículos que trafegam na rodovia Presidente Dutra pagam pedágio em função da concentração de carros nos trechos urbanos.

De acordo com informações obtidas pelo HOJE, o sistema a ser utilizado para a implantação teria como objetivo reduzir a tarifa dos pedágios com o pagamento de 100% dos usuários da via. Sendo os descontos para os motoristas realizados de forma gradativa até que a contagem seja totalmente zerada todo começo de mês.

O Ministério da Infraestrutura revelou que existe a intenção de testar o novo sistema em um trecho da rodovia, o que ainda está sendo objeto de estudo. Caso o free flow seja autorizado pelo Congresso, passará a valer para os futuros contratos de concessão. Sobre o prazo de implantação, a referida Pasta afirma que será preciso aguardar a aprovação do PL no Congresso e sua regulamentação.

ANTT prevê a instalação de novo sistema de pedágio e durante o processo de discussão da proposta, o prefeito Guti (PSD), naquela ocasião, se mostrou contra a instalação de uma praça de pedágio entre Guarulhos e São Paulo, e reivindicou melhorias para a cidade, como o aumento da vazão de 14 córregos sob a rodovia Presidente Dutra para minimizar os problemas das enchentes. A ideia inicial do governo federal, segundo a ANTT, seria autorizar a nova concessionária a implantar a cobrança de pedágio por quilômetros percorridos, de maneira proporcional ao uso.

O sistema chamado de “free flow”, que cobra por meio de antenas instaladas ao longo do percurso e leva em consideração os quilômetros utilizados pelo veículo, valeria nos quilômetros iniciais da Dutra entre São Paulo e Guarulhos somente na pista expressa, sem qualquer implantação de praça de pedágio na pista marginal, a que é mais utilizada pelos guarulhenses para acesso à cidade e na ligação com a capital.

“Mesmo assim, somos contrários a qualquer tipo de cobrança que penalize as pessoas que moram ou trabalham em Guarulhos. Vamos buscar formas legais de impedir que se cobre qualquer valor aos guarulhenses ”, disse o prefeito.

Fonte: Guarulhos hoje

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Junior Ribeiro

Engenheiro Civil no 10º semestre pela Universidade Estácio de Sá, um amante de veículos pesados devido grande influência do pai. Aos 7 anos de idade o seu maior sonho era ser motorista de transporte coletivo, no entanto, no ano de 2014 ingressou em uma empresa de transporte coletivo, como jovem aprendiz onde juntamente com seu amigo de trabalho fundou o Brasil do Trecho.

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