O eActros tem um alcance de aproximadamente 200 quilômetros

O eActros tem um alcance como primeiro cliente da segunda fase de testes na Alemanha, a DB Schenker recebeu um eActros elétrico a bateria da “frota de inovação”. A empresa de serviços de logística global usará o caminhão de 25 toneladas para a entrega de carga geral – ou seja, mercadorias paletizadas que são muito grandes e pesadas para entrega de pacotes – no centro da cidade de Leipzig.

O eActros tem um alcance de aproximadamente 200 quilômetros e percorrerá cerca de 100 quilômetros diários. As baterias do caminhão elétrico serão carregadas à noite em uma estação de recarga nas instalações da DB Schenker na zona norte da cidade.

Há mais de um ano, a DB Schenker também opera cinco caminhões leves FUSO eCanter da Daimler caminhões em Berlim, Frankfurt, Stuttgart e Paris.

Uma das muitas descobertas obtidas durante os testes práticos da primeira fase de testes do eActros é que o alcance de aproximadamente 200 quilômetros se mostrou absolutamente realista, independente da carga, rota ou topografia. O eActros em nada é inferior a um caminhão convencional em termos de disponibilidade e desempenho no trânsito urbano, rodoviário ou terrestre.

O sistema de resfriamento da carga e o sistema de ar condicionado – ambos operados eletricamente – funcionaram sem quaisquer limitações em condições extremas de calor e inverno. Os motoristas estão muito satisfeitos com a disponibilidade contínua de torque em toda a faixa de velocidade. Eles também mencionaram particularmente o silêncio do caminhão em operação e a experiência de direção agradável e suave. Além disso, se o caminhão for conduzido com previdência, a energia elétrica pode ser recuperada por meio da recuperação, ou seja, da frenagem do motor. Então, raramente é necessário usar o pedal do freio.

O eActros é baseado no chassi do Mercedes-Benz Actros. Além disso, porém, a arquitetura do veículo é totalmente voltada para o acionamento elétrico e possui uma grande proporção de peças específicas. Dois motores elétricos próximos aos cubos das rodas do eixo traseiro fornecem propulsão com uma potência de 126 kW cada e um torque máximo de 485 N · m cada. Isso resulta em 11.000 N · m cada após a relação de transmissão, proporcionando um desempenho equivalente ao de um caminhão convencional. Baterias de íon-lítio com 240 kWh fornecem energia para o eActros. Dependendo da potência de carga disponível, as baterias podem ser totalmente carregadas em duas horas (a 150 kW).

O desenvolvimento e teste de caminhões elétricos pesados ​​no transporte de distribuição está recebendo o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente (BMU) e do Ministério Federal para Assuntos Econômicos e Energia (BMWi) da Alemanha, como parte do projeto Concept ELV².