Publicidade

Entenda a relação entre o preço do frete e boas infraestruturas da BR-163

Especialistas explicam a relação entre o preço do frete e boas infraestruturas para o escoamento da produção

Entenda a relação entre o preço e rodovia de muitas histórias, a BR-163 exemplifica bem o que o investimento em infraestrutura na malha rodoviária brasileira pode trazer em benefícios para o país. Um dos mais importantes é a queda no preço médio de fretes para o escoamento da produção agropecuária, fundamental para o desenvolvimento econômico nacional.
Após mais de quatro décadas, as obras de pavimentação da BR-163, no trecho que liga Sinop, no Mato Grosso, ao porto de Miritituba, no Pará, foram concluídas e entregues pelo governo federal no início do ano. As cenas comuns de caminhões em congestionamentos enormes, atolados na lama ou com algum outro problema ficaram no passado.
De acordo com Movimento Pró-Logística de Mato Grosso, a nova infraestrutura impactou na redução do valor médio do frete em 24%, na comparação entre o antes e o depois da pavimentação.
Além dos ganhos para o consumidor interno e externo, Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do movimento, explica que a conclusão das obras permitiu aos caminhoneiros dobrar o número de viagens no trecho entre Sinop e Miritituba e, assim, aumentar a renda.
“Antes de 2019, o motorista conseguia fazer, no máximo, três viagens e ele acabava tendo uma renda pequena. Após a pavimentação, ele faz de seis a sete viagens por mês. Então, embora o frete tenha reduzido, ele ganha mais do que ganhava nos anos anteriores, com muito menos problema de estragar caminhão”, compara.

Pavimentação x Frete

Dados do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), mostram que um motorista de caminhão ganhava cerca de R$ 26 mil por mês antes da pavimentação da BR-163. Com a conclusão das obras, o faturamento passou para R$ 39 mil, 50% a mais.
Assim como na BR-163, o DNIT afirma que tem trabalhado em outras obras inacabadas e na priorização de serviços de restauração e manutenção da malha rodoviária brasileira. Edeon reafirma que uma boa estrada gera menos problemas para os caminhoneiros. “São menos pneus furados e peças quebradas ao longo do trajeto de escoamento. O gasto com gasolina também se torna menor”, diz.
Para especialistas, isso tem um impacto fundamental no preço médio do frete praticado pelos motoristas. É o que explica José Augusto Valente, ex-secretário de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes (hoje uma secretaria do Ministério da Infraestrutura).
“A redução de custo é significativa. Os riscos de perda do equipamento também. Era comum na BR-163 um caminhão ter quase que perda total {da carga]. O pavimento em boas condições leva a que haja uma redução geral de custos, o que pode levar a uma redução de frete”, avalia.
Fonte: Folha GO

Publicidade
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Postagens recentes

5 Caminhoneiros que perdeu a paciência durante a entrega

1- Descarregando Soja no pátio da empresa https://www.youtube.com/watch?v=8Tpd_2lbnaM Após aguardar 3 dias sair uma nota discal o caminhoneiro resolveu descontar…

25 minutos atrás

PRF apreende carga irregular e aplica multa de 100 mil

Veículo transportava irregularmente 45 mil litros de álcool. A Polícia Rodoviária Federal apreendeu um veículo que transportava irregularmente 45 mil…

5 horas atrás

Scania define vinculo verde em apoio ao transporte sustentável

A Scania estabeleceu metas ambiciosas de redução de carbono Scania define vinculo verde e a fabricante sueco de veículos comerciais…

16 horas atrás

Manzanares supera expectativas na feira de veículos

As cinco empresas expositoras que possibilitaram este ano a celebração desta segunda edição (Lecitrailer, Man, Renault Trucks, Scania e Volvo)…

16 horas atrás

Cabines leito personalizadas como casas de luxo para caminhoneiros

Essas cabines-leito personalizadas são como casas minúsculas de luxo para caminhoneiros de longa distância Cabines leito personalizadas na estrada pode…

16 horas atrás

Um caminhão com célula de hidrogênio será fabricado pela Daimler

Um caminhão com célula de hidrogênio será fabricado pela Daimler Daimler Trucks revelou seus planos de eletrificação Caminhão com célula…

16 horas atrás

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação