Publicidade
Categorias Caminhãovolvo

Dicas da Volvo caminhões para uma direção eficiente e segura

Publicidade

Dicas da Volvo caminhões se destacam por ter alguns dos mais avançados sistemas de assistência ao motorista do mercado e uma série de tecnologias aplicadas para minimizar o consumo de combustível, desde TCI (Intelligent Consumption Technology) até a mais recente evolução da caixa I-Shift automatizada. Mas para que a operadora obtenha o melhor desempenho, o motorista continua desempenhando um papel fundamental. Nesse sentido, a marca sueca publicou uma série de vídeos com dicas e recomendações para aproveitar ao máximo as unidades, garantindo baixo custo operacional, disponibilidade e segurança tanto para o motorista quanto para terceiros.
Esses vídeos complementam todas as iniciativas que a empresa sueca já possui, como treinamentos presenciais ou virtuais, e foram realizados por instrutores de direção certificados pela empresa.
Lista de controle:
A marca recomenda fazer um check list antes de sair do trajeto para evitar o máximo de paradas e imprevistos possíveis durante a viagem, composto por quatro itens:

  • Verifique os níveis de fluido acessíveis.
  • Verifique os pneus e o correto funcionamento das luzes e das ligações elétricas e pneumáticas, tanto no trator quanto no semirreboque.
  • Verifique se a carga está devidamente presa e se não há sinais de umidade nos tanques de ar.
  • Verifique se não há objetos soltos dentro da cabine, a carga e a localização do extintor e ajuste a coluna de direção, espelhos e assento.

Pneus

verificação da pressão e do alinhamento corretos evitará o consumo desnecessário de combustível e aumentará a vida útil dos pneus, a estabilidade do caminhão e o conforto de direção. “Se esse ponto não for levado em consideração, o consumo de combustível pode aumentar em até 15%”, disse Sergio Nogués, Instrutor de Direção Volvo.

Suspensão pneumática

Neste vídeo, a instrutora Andrea Paredes explica como usar corretamente a suspensão a ar com 4 pulmões por eixo que todos os caminhões da linha de percurso F possuem e que garante maior segurança, economia, estabilidade e cuidado com a carga e também proporciona um excelente conforto de manuseio e operação.

Caixa de câmbio I-Shift

Aprender a usar as diferentes funções e programas da caixa de câmbio automatizada I-Shift é fundamental, pois entre outros benefícios permite uma redução muito significativa no consumo de combustível, otimiza a direção e as velocidades médias e prolonga o vida útil dos componentes do trem de força.

Freio motor

neste vídeo, o instrutor mostra como utilizar o controle do freio motor e do trailer, que, por estarem integrados em uma mesma alavanca, podem ser acionados sem que o motorista tenha que tirar as mãos do volante, garantindo ao mesmo tempo condições de segurança. hora de dirigir. O uso adequado permite economia na manutenção da unidade (menor desgaste das pastilhas e discos do freio e do disco da embreagem) e não aumenta o consumo de combustível.

Publicidade
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação