DAF se atualizando neste segmento de mercado ferozmente disputado

DAF se atualizando neste segmento e o modelo de caminhão que o mercado de caminhões australiano examina mais detalhadamente é o motor principal B-double. Big Rigs conduziu o competidor DAF neste segmento de mercado ferozmente disputado ao longo de uma rota de teste percorrendo as rotas movimentadas ao redor de Brisbane e a ascensão muito exigente de Cunningham’s Gap, onde o torque é testado ao seu limite.

O caminhão em questão é o DAF XF, o carro-chefe da marca. Trata-se de um caminhão com motor de 13 litros, o Paccar MX com 530cv. De momento, esta é toda a potência que pode obter com esta marca, não existe um motor de 15 ou 16 litros oferecido na Europa pela DAF.

Parece ter havido uma nova tendência nos últimos anos. Depois de muitos anos buscando uma classificação de potência cada vez mais alta, colocando cada vez mais pressão sobre as transmissões. Alguma racionalidade está aparecendo com as classificações de poder preferidas diminuindo em alguns casos. Muitas frotas agora funcionam com cavalos de potência na casa dos 500 em vez dos 600, em busca de um ponto ideal no consumo de combustível, custo e peso da tara.

Um caminhão como o XF parece ser um competidor nesta parte do mercado. Ele também será um excelente motor principal de topo de gama com um único reboque.

Subir no caminhão é uma experiência familiar, os europeus parecem se equiparar em alturas e larguras de degraus, quase ao milímetro. O novo visual desses modelos é muito mais moderno do que estávamos acostumados na DAF. O modelo anterior datava dos anos 90 e a DAF na Austrália pulou direto dos primeiros modelos Euro 6 para os novos modelos que ganharam o Caminhão Internacional do Ano em 2018.

Não há como confundir a suavidade da linha de transmissão e do passeio nesses modelos mais recentes. Também é muito silencioso dentro do caminhão. O B-duplo carregava pouco mais de 60 toneladas e parecia relaxado seguindo pela rodovia em Yatala, ao sul de Brisbane.

Já se passou algum tempo desde que a Big Rigs testou um caminhão DAF de última geração, mas este traz a marca para o mesmo terreno que os outros europeus de alto desempenho, como Mercedes, Scania e Volvo.

Sim, há apenas um motor de 13 litros sob a cabine, mas não há sensação de uma linha de transmissão sendo super trabalhada conforme o caminhão segue para a rodovia. O motor é Paccar MX-13, motor diesel de 6 cilindros com capacidade de 12,9 litros. A potência de saída de 530 hp (395kW) a 1.600 rpm é complementada por um torque máximo de 2.600 Nm (1918 ft lb) disponível de 900 a 1.125 rpm. A capacidade de combustível do caminhão é de pouco mais de 1000 litros, com um tanque de AdBlue de 85 litros.

Nas estradas que vão de Brisbane para o oeste, essa potência e torque são mais do que capazes de manter o ímpeto e fazer uma milha eficiente. A direção parecia relaxada e, a esta altura, todas as várias configurações automáticas foram feitas em alguns dos muitos sistemas de segurança eletrônicos de última geração incluídos.

Os recursos instalados nesses novos caminhões da DAF incluem Controle de cruzeiro ativo (ACC), Aviso de colisão dianteira (FCW), Sistema de frenagem de emergência avançado (AEBS), Sistema de aviso de saída de pista (LDWS), Controle de estabilidade do veículo (VSC). Esse é o tipo de nível de sofisticação que o comprador de caminhão moderno está procurando.