Urgente caminhões com mais de 30 anos terão que deixar as estradas em 2020

Urgente caminhões com mais de 30 anos terão que deixar as estradas em 2020

Programa Frota Verde terá sua inicialização ainda em 2020

Programa pretende retirar cerca de 100 mil caminhões com mais de 30 anos de circulação das rodovias brasileiras, que terá teste iniciados ainda em 2020 no estado de Santa Catarina. Então a ideia do programa que deve ser implantado é o programa Frota Verde, que vem sido concebido pelo Ministério da Economia, Secretaria da Fazenda de Santa Catarina e a Federação de Empresas de Transporte de Carga e Logística.

Desse modo o programa visa em retirar cerca de 100 mil caminhões que geram uma alta margem de poluentes, para caminhões com idade superior a 30 anos de uso. Em suma outras categorias vão fazer parte desse projeto dentre elas ônibus, implementos rodoviários, micro-ônibus estão inseridos no programa Frota Verde.

Quando vai começar o processo de renovação ?

A primeira fase de teste tem início previsto para este ano de 2020, sendo o desejo do ministério. Todo o processo terá o estado de Santa Catarina como piloto, isto é, fazendo parte de todo processo e normativa para o start do programa no Brasil.

Como vai funcionar esse processo ?

O principal aspecto é tributário, ou seja, o conceito é que o governo estadual conceda crédito para então incentivar aos frotistas a comprar novos caminhões. No entanto, um aspecto deve ser obedecido aos novos caminhões deve ter uma idade inferior a 10 anos de uso, em cooperativas e bancos. Logo o caminhão antigo tem e deverá virar sucata.

Até o momento não há nenhuma modelo para taxas de juros e prazos para pagamentos aos novos veículos financiados. Nas próximas semanas haverá com os principais interessados para definição e adoção de um modelo matemático.

Em resumo é que grandes frotistas não vão sentir tanto impacto, no entanto, pequenos caminhoneiros que tem apenas um caminhão ou uma frota pequena. Esse vão ter um impacto enorme ao ter que renovar sua frota tendo que financiar outro caminhão ainda em um momento não muito favorável para economia.

Fonte: Brasil do Trecho

45 comentários sobre “Urgente caminhões com mais de 30 anos terão que deixar as estradas em 2020

  1. Menos caminhão circulando frete aumenta simples assim, lei da oferta e procura. Os fretes serão sempre baixos enquanto tiver caminhão pendurado em árvores o mesmo acontece com motoboys porque pagar mais se em toda esquina tem motoboy disponível?

  2. Infelizmente só fala em frotista e o autônomo fica a ver navios ,porque não coloca uma lei proibindo os frotista reduzirem seus patrimônios e dar mais carga para autônomo que gosta da profissão,mais querem ver os autônomos fora do mercado desfazerem dos seus ganha pão para serem empregados e terem que estar sujeito a todo tipo de humilhação,carga tem que ter no horário não tem sábado é domingo não tem escolha para onde ir dano lucro para patrão

  3. Podem até fazer isso, mais pagem cada centavo que vale o caminhão que será retirado do trecho, e abram financiamentos com juros referentes os preços dos fretes, ou seja (minimo?). Quero ver ter grana para pagar todos. O cara tem ideia, mais desgraçando a vida de outros, quem fez essa lei deve ser dono de uma frota grande, tem grana para trabalhar só com veículo novo, quer acabar com os pequenos.

  4. Infelizmente é só desgosto, tive caminhão até fevereiro desse ano, vendi pra não m3 afundar em dívidas, apostei no governo Bolsonaro, quem sabe até o final do mandato ele faça algo pelos autônomos pois ate agora não vi nenhum tipo de ajuda

  5. Senhores políticos façam coisas prudente pois vocês foram eleitor para criarem soluções para ajudar todos não favorece só os grandes

  6. É fácil para eles monta transportadoras para lavar dinheiro fazem fretes abaixo da tabela compra caminhões e equipamentos a longo prazo e nem pagam devolve aos bancos fazem acordo e ficam mais ricos agora vai eu com um caminhão comprar outro eles dificulta no último cadê o BNDC para o caminhoneiro até cinco caminhões

  7. Bando de pessoas que nao tem o que faze .vai ajuda alguem que prescisa .seus nojento .falso.inutil .alguma coisa ta por traz de tudo isso ne “amigos”tem caminhao mais novo que o meu e eu nao troco por um desse …o meu é ano88 e te garanto ta muito melhor que muitos caminhao do ano …isso é muita falta de respeito pelo amigo caminhoneiro. Estao vendo tudo errado . quaquer coisa so me procure .

  8. Caminhão não tem ano tem dono como diz o ditado tem caminhão antigo bem cuidado melhor do q novo isso e desculpa para acabar com os autônomos caminhão antigo é de ferro pra vida toda caminhão moderno e sucata de plástico senhores q inventam essa coisa se preocupem com o q realmente interessa no transporte fazer cumprir a tabela e o vale pedagio q com certeza quem quiser poderá renovar seu caminhão tenho vergonha de pessoas q tem o poder e usam de maneira errônea tem a chance de mudar as coisas mas ficam inventando coisas para prejudicar os mais pequenos acorda povo brasileiro tomem vergonha na senhores q podem mudar o país e não fazem

  9. Levando em consideração que o governo só faz atrapalhar, não me espanta nada, porém, se for pra renovar, então que o governo seja avalista nós bancos para os pequenos e com taxas de juros igual ou inferior ao bnds, pois, grandes empresas não tem necessidade disso, já os pequenos é absolutamente inviável no cenário atual e que se vislumbra, creio que sim, deve haver uma fiscalização rígida, mas essa medida é incabível na realidade da maioria, até porque, por experiência própria, caminhão eletrônico gasta muito mais que os de bomba injetora.

  10. Mais de 70% dos caminhoneiros autonomos como eu ao tem nome o mercado cheios de restrição e como faremos um financiamento este pessoal estão loucos. É o fim do autônomo

  11. Não sou contra mais pq só caminhões,pq o outros tipos de veículos não entraram nesse meio,e outra coisa pq não colocar obrigatoriedade em seguro de terceiros!!!

  12. Ótima iniciativa….só por facilidades de crédito e direcionar ao autônomo ( ser inscrito na ANTT por 10 anos pelo menos ) e juros baixo…muita gente não é do ramo compra caminhão acaba oferendo serviço sem saber valores certo….tenho conjunto com 16 anos e se pegasse um crédito viável pra conjunto zero…sem problemas pode virar sucata

  13. Tomara que dê certo esse projeto, assim será retirado esses caminhões na maioria sucateados, de circulação e esses autônomos tenham oportunidade de financiar caminhões mais novos, mais seguros, econômicos e mais confortáveis para quem trabalha na estrada.

  14. É muita vagabundagem o país já não oferece emprego e ainda querem matar quem da um jeito de trabalhar…o Meu tá aqui só vira sucata se pagarem por ele…

  15. Artigo mentiroso, não cita fontes nem nomes.
    Bolsonaro vetaria esta balbúrdia. Paulo Guedes é liberal, não é globalista.

    Agenda da ONU 2030 é proposta da esquerda.

  16. Boa noite engraçado que a nossa fauna e flora brasileira está destruída(Amazonas)
    Políticos si beneficiando todo tempo 🙄daí como sempre eles pega a categoria que move o país e sacaneia dnv 🇧🇷 precisa de mudança urgente

  17. Isso é uma maneira de enfraquecer os caminhoneiros Já que são uma grande massa , visto as últimas greves , é mais uma jogada desses espertos , tiram a grande maioria que é autônomo e aí fica só os grandes frotistas que de certa forma estariam comprometidos com o governo já que vão receber grande aporte financeiro , então é isso aí turma tem que parar isso logo , porque os políticos estão fazendo política em benefício próprio

  18. Ministro Paulo Guedes, não sei o que nós caminhoneiros fizemos para o senhor. Mais uma coisa eu lhe digo: vc acha q vc tem inimigo mais vc n tem, inimigo vc vai ter se vc continuar concebendo essa porcaria de frota verde. Os caminhoneiros vão arrancar teu coro de faca e comer com cachaça

  19. Os governantes tinha que se preocupar primeiramente em tirar a corrupção do pais, onde muito trabalham mal mal para comer e pagar imposto, enquanto os políticos debocham de nossa cara, usando o dinheiro do trabalhador.

  20. O jeito é virar bandido , porque quando a economia vai bem a frota se renova por conta.
    Oque falta mesmo é incentivo para os autônomos , são em maioria eles que tem caminhões velhos não a porra dos frotistas.
    Palhaçada.

  21. E a ideia e a seguinte, tá cheio de transportadora com caminhão tudo novo, e os semi novos de 10 anos para menos tão apodrecendo em pátio de revenda pq nós autônomo não tem como trocar, então a ideia e fazer como os que puder compre o que não serve mas para as grande empresa e os que não puder saia fora, como sempre os grandes engolindo os pequeno, foi assim na agricultura e com nós não vai ser diferente, aí o que tiver coragem de financia um caminhão inteiro e vender o seu por preço de sucata vai ter que ter muita sorte, pois os frente continua nas mãos das grandes empresas, e o frete que pagã só sobra marmita, lei para ajudar não existe, estadia quando se fala riem de nossa cara, piso mínimo caiu no esquecimento, destino incerto para uma profissão que amo.

  22. Ve se encherga seu ministro Isso nunca vai dar certo no Brasil que está quebrado e foi arrombado e ROUBADO pelos PETRALHAS comunistas … ISSO É FAKE SENÃO OS CAMINHONEIROs TEM QUE FAZER PROTESTAR FORTE

  23. Faz arminha que passa a raiva kkk,idiota pobre que defende direita tem que se ferrar mesmo , ele está fazendo o que sempre prometeu fazer defender o grande empresário , vc pobre ,com caminhão velho e nome sujo ,vai trabalhar de empregado pra aprender a ser menos burro , viva o MITO de vcs

  24. Ninguem mencionou o fator depreciação pois um caminhao que tem por exemplo 15 ou 20 anos ainda se negocia por um valor justo mas com essa lei ninguem vai mais conseguir negociar por exemplo um caminhao com 20 anos porque logo vai pra sucata . antigamente no Brasil caminhoneiro autonomo comprava caminhao zero nos ultimos tempos ainda consegue trabalhar com caminhao velho e com essa lei talvez seja extinto de uma vez.

  25. É o momento dos caminhoneiros se unirem contra essa aberração,contra esse desrespeito aos caminhoneiros (cidadãos brasileiros) isso é uma afronta,ascemelha-se ao comunismo!!

    Eu também votei no presidente Bolçonaro!!
    E aí presidente, é aí presidente!!
    Não vai fazer nada em relação a isso!!!!!??????

  26. Boa noite
    Venho expreçar minha revolta com esta proposta mais merabolante
    Tanto pai de familia que tem apenas um caminhã velho mais bem cuidado que a pessoa criou a familia e vive de pequenos fretes
    Outros usa pra trasmportar verdura pra feira eutros vendedores ambulantes.
    Como fica a cituaçaõ destes.
    Eu msm tenho planos pra comprar um agora ñ sei o que fasso

  27. Temos muitos caminhões usados com 30 anos ou mais.
    Melhores e mais conservados,do que caminhão novo.
    Tipos 113 1935 112 HW .
    Caminhão tem que ter e dono.
    E não ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.