Scania desenvolve conceito de sistemas de energia eletrificada

À medida que mais e mais operadores de transporte buscam reduzir sua pegada de carbono

Scania desenvolve conceito e o Joel Granath, vice-presidente sênior da Scania, explica: “Nosso conceito interno de eletrificação desenvolvido baseia-se em nossa experiência com veículos elétricos na estrada. Com a excelência de longa data da Scania na produção de motores que operam a diesel e combustíveis alternativos, agora embarcamos para o próximo estágio de desenvolvimento, ou seja, sistemas eletrificados que atenuam o carbono. ”

Os sistemas de energia eletrificada oferecem excelente desempenho em projetos compactos. Todos os componentes funcionam perfeitamente juntos e são controlados por um sistema de gerenciamento comum. A interface de gerenciamento de sistema único e a interface mecânica única – CAN J1939 e SAE 1 – permanecerão como anteriores e, assim, simplificarão a integração com componentes externos.

Os sistemas Scania serão modulares e escaláveis, permitindo que os clientes selecionem e combinem vários componentes com base na aplicação e nas demandas específicas.

Com uma redução potencial de emissão de CO2 de até 92%, o sistema elétrico híbrido da Scania combina uma máquina eletrônica com um motor de combustão – juntos ou como fontes de energia independentes. O sistema elétrico híbrido pode ser implementado com sucesso em, por exemplo, escavadeiras, caminhões basculantes, trituradores de pedra, guindastes móveis, bomba de concreto, bem como em concursos de acidentes de aeroportos. Para o segmento marítimo, o sistema pode ser benéfico, por exemplo, em embarcações suburbanas, balsas rodoviárias, embarcações piloto e embarcações de apoio à piscicultura.

A solução híbrida melhora o desempenho do trem de força com torque e resposta excepcionais diretamente da marcha lenta. O consumo de combustível é reduzido significativamente, ao mesmo tempo em que diminui os custos operacionais, o ruído e as emissões. Com o parafuso da máquina eletrônica no motor e sua faixa de velocidade adaptada à do motor, nenhuma caixa de câmbio adicional é necessária. Isso minimiza a perda de energia e facilita o projeto e a instalação do equipamento, com o último também auxiliado pelo design compacto.

O sistema totalmente elétrico permite uma redução potencial de emissão de CO2 de até
98%, se a eletricidade for gerada a partir de fontes renováveis. Alcance empilhadeiras, carretas, caminhões basculantes, escavadeiras, carregadeiras, propulsores de aeroportos e tratores de empurrar aviões são alguns dos veículos e equipamentos que podem se beneficiar do sistema de energia totalmente elétrico da Scania. No lado marítimo, o sistema pode ser altamente útil, por exemplo, em embarcações de turismo, balsas rodoviárias, embarcações de apoio a parques eólicos e barcos-patrulha.

Scania desenvolve conceito e o alimentado por uma máquina eletrônica, o sistema totalmente elétrico é caracterizado por uma excelente densidade de potência, com torque e resposta máximos diretamente desde o início. Com alta eficiência energética e baixos requisitos de manutenção, o custo operacional é baixo.

“Ao desenvolver os futuros sistemas híbridos e totalmente elétricos da Scania, a conclusão é que eles podem ser altamente benéficos em muitas aplicações diferentes. O desempenho do trem de força com resposta instantânea e torque excepcional desde o início será bem-vindo ”, concluiu Granath.