Publicidade

Entenda os riscos que você corre com um caminhão arqueado

Prática comum, principalmente entre os jovens, pode colocar vidas em risco

Entenda os riscos que você corre ao alterar as características originais dos veículos é comum entre muitos motoristas. Entre as mudanças, aplicação de película de proteção solar nos vidros, modificação dos faróis, até o rebaixamento da suspensão. No entanto a Abcam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros) faz um alerta: para realizar qualquer uma dessas modificações, é necessário seguir a legislação.

O sistema de suspensão é um dos componentes de maior importância. Além de auxiliar na frenagem e estabilidade do veículo (principalmente em curvas), ela também dispõe de amortecedores para absorver o impacto entre o caminhão e a pista. Conforme a resolução nº 479 do Contran, que altera o artigo 6º da resolução nº 292, esse tipo de adaptação é permitido, mas deve obedecer a algumas regras.

Para caminhões, ou seja, veículos acima de 3.500 kg, o nivelamento da longarina não deve ultrapassar dois graus a partir de uma linha horizontal. Também é vedada a alteração na suspensão dianteira, exceto para instalação do sistema de tração e para incluir ou excluir eixo auxiliar, direcional ou autodirecional. Os veículos que tiverem sua suspensão modificada deverão ter no campo das observações do CRV (Certificado de Registro de Veículo) e do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) a altura livre do solo.

Fonte: O vale

Publicidade
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Postagens recentes

Man caminhões e ônibus pretende fechar cerca de 9.500 empregos globalmente

Man caminhões e ônibus pretende reporta 387 milhões de euros de prejuízo no primeiro semestre de 2020 como resultado da…

14 horas atrás

Vídeo Cummins Diesel caminhão explode tentando atingir 3.000 HP

É aqui que "você nunca pode ter impulso suficiente" quebra. Vídeo Cummins Diesel caminhão e se você não gasta muito…

14 horas atrás

Caminhão de hidrogênio líquido e o futuro da Mercedes-Benz

Caminhão de hidrogênio líquido e a Daimler caminhões apresentou sua estratégia tecnológica para a eletrificação de veículos pesados. Caminhão de…

14 horas atrás

Transportadora de Portugal compra 100 caminhões MAN TGX pesado

A empresa portuguesa TJA – Transportes J. Amaral, S.A. deu um sinal de confiança total na construtora MAN, reforçando a…

14 horas atrás

Vídeo Transportadora faz comboio memorial ao caminhoneiro que faleceu nos EUA

Assista ao comboio de 50 semis como 'uma última saudação' para o piloto veterano de 40 anos Vídeo Transportadora faz…

14 horas atrás

DNIT anuncia que vai liberar marginal da BR-101 após conclusão de obras

Mudança ocorre a partir das 9h desta quarta-feira (23) DNIT anuncia que vai liberar e conforme o Departamento Nacional de…

14 horas atrás

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação