Volvo e a Daimler estão acelerando o desenvolvimento de transporte sustentável

A Daimler e a Volvo compartilham uma visão de soluções sustentáveis ​​para o setor de transporte

Volvo e a Daimler estão acelerando desenvolvimento, e as duas empresas líderes na indústria de veículos comerciais, compartilham a visão de um “Negócio Verde” para transporte sustentável e uma Europa neutra em CO 2 até 2050. As empresas assinaram um acordo preliminar não vinculativo para estabelecer uma nova joint venture. O objetivo é desenvolver, fabricar e comercializar sistemas de células de combustível para uso em veículos pesados ​​e outras aplicações. A Daimler consolidará todas as suas atividades atuais de células de combustível em uma joint venture. O Grupo Volvo adquirirá 50% da joint venture, totalizando aproximadamente 0,6 bilhões de euros, com base em dinheiro e sem dívidas.

“O transporte e a logística mantêm o mundo em movimento e, ao mesmo tempo, a necessidade de transporte continua a crescer. O verdadeiro transporte neutro de CO 2 será alcançado apenas por propulsão elétrica, com energia proveniente de duas fontes: baterias ou a conversão de hidrogênio em eletricidade no veículo. As células de combustível são uma solução essencial para uso em caminhões de longa distância para serviços pesados ​​- uma tecnologia na qual a Daimler construiu um conhecimento significativo nas últimas duas décadas na Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH. A parceria com o Grupo Volvo é um marco para levar caminhões e ônibus com células de combustível para nossas viagens ”, afirma Martin Daum, presidente do conselho de administração da Daimler  e membro do conselho de administração da Daimler.

“A eletrificação do transporte rodoviário de carga é um elemento-chave na implementação do chamado Green Deal, que representa uma Europa neutra em CO 2 e, finalmente, CO 2 mundo neutro. O uso do hidrogênio como transportador de energia verde para acionar caminhões elétricos a longas distâncias é um excelente complemento para veículos elétricos com baterias e combustíveis renováveis. A experiência de ambas as empresas nesta área acelerará o desenvolvimento. É benéfico para nossos clientes e também para a sociedade. Ao estabelecer esta joint venture, estamos claramente provando que acreditamos em uma célula de combustível movida a hidrogênio para veículos comerciais. No entanto, para que essa visão se torne realidade, o desenvolvimento também deve ser apoiado por outras empresas e instituições, além da necessidade de construir infraestrutura de combustível “, afirmou Martin Lundstedt, Presidente e CEO do Grupo Volvo.

A Daimler e a Volvo terão uma participação de 50% na joint venture, que operará como uma entidade independente e separada. A Daimler e a Volv continuarão competindo em todas as outras áreas de negócios. A união de forças reduzirá os custos de desenvolvimento para ambas as empresas e acelerará o tempo de colocação no mercado dos sistemas de células de combustível em produtos de implantação para serviços pesados ​​e de longa distância. No contexto da atual crise econômica, a cooperação se tornou ainda mais necessária para alcançar os objetivos do Acordo Verde em tempo real.

Volvo e a Daimler estão acelerando e o objetivo comum de ambas as empresas é oferecer veículos pesados ​​em série com células a combustível para transporte pesado e de longa distância na segunda metade da década. Outros usos dentro e fora da indústria automotiva também estão incluídos no escopo da nova joint venture.

Para permitir a implementação da joint venture, a Daimler fundiu todas as suas atividades de células de combustível em uma nova entidade de células de combustível. Parte desse agrupamento é a atribuição das operações da Daimler, uma empresa da Mercedes-Benz Fuel Cell GmbH, que tem muitos anos de experiência no desenvolvimento de células de combustível e sistemas de armazenamento de hidrogênio para vários veículos.