MAN caminhão & ônibus revela ônibus elétricos articulados 18 metros

De acordo com a MAN, o barramento articulado também é equipado com um sistema de proteção anti-torção

MAN caminhão & ônibus revela agora dando detalhes do seu ônibus elétrico articulado MAN Lion’s City 18 E. O fabricante acaba de anunciar que as vendas do novo modelo já começaram e, em Colônia e Barcelona, ​​o e-bus articulado agora também está sendo integrado ao serviço regular.

A MAN já havia mostrado a versão de ônibus solo do Lion’s City E no Busworld, em Bruxelas, em outubro passado. Agora, a apresentação do ônibus elétrico articulado de 18 metros de comprimento deve seguir com as vendas abertas desde abril, informou o fabricante.

Segundo a subsidiária Volkswagen, o modelo pode acomodar até 120 passageiros. Dois motores elétricos centrais no segundo e terceiro eixos fornecem o acionamento, que tem uma potência de 320 kW a um máximo de 480 kW. A energia para isso vem de oito baterias no teto do ônibus articulado, com uma capacidade total de 640 kWh. Segundo a MAN, isso se baseia na tecnologia de células NMC do sistema modular do Grupo. O fabricante estima que o alcance da Lion’s City 18 E seja de 200 quilômetros ou 270 quilômetros sob condições favoráveis ​​durante toda a vida útil das baterias. Isso significa que a previsão de alcance está alinhada com a do ônibus solo de 12 metros de comprimento, que, com uma saída de 160 a 270 kW, também deverá cobrir 200 a 270 quilômetros.

Este ano, o fabricante está enviando as duas variantes para o uso diário de clientes em cinco países europeus. A frota de demonstração consiste em 15 veículos no total, com duas unidades individuais já sendo testadas no Hamburger Hochbahn e na autoridade de transporte público de Hamburgo-Holstein . O VHH encomendou um total de 17 ônibus E-solo. Os testes de campo com a MAN Lion’s City 18 E serão realizados sob a direção da autoridade de transporte de Colônia e da operadora espanhola Transports Metropolitans de Barcelona (TMB).

Segundo a MAN, no quarto trimestre deste ano, podemos esperar os primeiros veículos de clientes da produção em série da MAN Lion’s City E na versão solo de 12 metros. A variante de ônibus articulado seguirá cerca de seis meses depois, na primeira metade de 2021.

“Com 18 metros de comprimento, o MAN Lion’s City 18 E é a escolha perfeita para todas as empresas que buscam um ônibus urbano totalmente elétrico e, portanto, isento de emissões que possa acomodar muitos passageiros”, explica Rudi Kuchta, diretor de ônibus da unidade de negócios da MAN Caminhões e Ônibus. Em termos de design, a versão elétrica difere da versão do motor de combustão em alguns pontos – em parte por razões técnicas, em parte para demonstrar sua independência. Uma das diferenças mais marcantes é a omissão da torre do motor e a colocação das baterias no teto do veículo. Isso cria espaço para quatro assentos adicionais na parte traseira, como a versão de ônibus solo.

eTGM em operação regular de transporte

MAN caminhão & ônibus revela e enquanto isso, o caminhão elétrico da MAN, eTGM : Friedrich Wenner GmbH, está levando uma das primeiras unidades totalmente elétricas para operação regular de transporte. O fabricante de tonelagem de papelão gera eletricidade para o caminhão elétrico de 264 kW utilizando seu sistema fotovoltaico. O veículo de teste é um eTGM na configuração de um chassi de três eixos 6 × 2-4 com eixo de arraste dirigível e levantável para um peso bruto de 26 toneladas. O veículo elétrico está especialmente equipado com uma caixa de carga seca para o transporte protegido das caixas de papelão.

brasildotrecho:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies.

ler