Dica em vídeo de como utilizar o freio de estacionamento do caminhão

É de extrema importância a utilização correta do freio de estacionamento do caminhão.

Dica em vídeo de como utilizar de forma correta o freio de estacionamento do caminhão, de início o caminhoneiro mostra como é o seu funcionamento. Conforme é acionado o freio de estacionamento na cabine do caminhão uma válvula de descarga rápida elimina o ar da cuíca e dessa maneira uma mola entra em ação empurrando a  haste a fim de travar as rodas.

Salvo o freio do implemento que deve ser acionado através de um botão na carroceria do implemento. Dessa forma quando o caminhão estar carregado e o uso é apenas do freio de estacionamento do cavalo o caminhão corre um sério risco de acaba descendo. Conquanto que apenas o uso do freio de estacionamento do cavalo pode não ser suficiente para deixar o veículo travado em segurança.

Sobretudo diversos companheiro de estrada, foram traídos pelo freio de estacionamento do cavalo que surpreendentemente o caminhão em declive acabam descendo e colidindo com outro caminhão ou o que tiver em sua frente. Iremos deixar um vídeo explicando o funcionamento do sistema de freio de estacionamento do caminhão.

Quais cuidados devo tomar com o freio?

Um dos principais cuidados que deve ter são com as lonas e tambores de freios, sendo eles os essenciais para o funcionamento do sistema de freio. Portanto a manutenção deve ser realizada de maneira periódica e preventiva, sendo que o desgaste ocasionam falhas durante a frenagem.

A princípio o sistema de freio é pneumático, a falha durante a regulação da pressão do ar que é exercido também pode comprometer a eficiência da frenagem. Dessa forma manter o funcionamento da maneira correta do sistema pneumático é essencial.

Não exceder o limite máximo suportado pelo caminhão é fundamental para que assim o sistema de freio tenha um desgaste prematuro devido ao grane esforço em sua utilização.

YouTube video