Publicidade

Caminhoneiros estão agindo com solidariedade para não parar o país

Pandemia de Covid-19 desperta a solidariedade nas empresas em todo o país

Caminhoneiros estão agindo e grandes grupos, como Ambev e Boticário, aproveitam a sinergia dos negócios para formar uma coalizão de distribuição de álcool em gel, explica Carlo Pereira. “Nos desastres em Minas Gerais (Brumadinho e Mariana), foram tantas as doações que faltou coordenação para distribuí-las. E é isso que as empresas estão organizando agora, para que os produtos doados sejam aqueles realmente em falta e que cheguem onde são necessários”, ressalta.

A TruckPad, plataforma de conexão entre caminhoneiros e cargas da América Latina, está disposta a ajudar no transporte de mercadorias essenciais neste momento de crise. Carlos Mira, CEO da TruckPad, diz que a empresa oferece transporte gratuito para mercadorias que forem doadas a hospitais e entidades de assistência médica. “Fizemos uma pesquisa recente e quase 100% dos caminhoneiros estão dispostos a continuar trabalhando, para evitar desabastecimento no país”, afirma. A plataforma tem 400 mil motoristas cadastrados. “Qualquer entidade que for doar material para hospitais, lotes de álcool em gel, máscaras, pode solicitar nosso apoio. Vamos localizar e contratar o caminhoneiro. O frete será doado. É nossa contribuição”, garante.

Segundo Carlo Pereira, do Pacto Global, há um sentimento de comunidade muito grande nos líderes empresariais. “Os empresários nos perguntam o que podem fazer para colaborar”, assinala. Para ele, a pandemia despertou um sentimento de comunidade que estava adormecido nas últimas décadas. “Há um distanciamento cronológico das novas gerações da Segunda Guerra Mundial, que foi o último evento mundial que gerou essa onda de solidariedade global”, opina.

Entre as medidas mais comuns promovidas pelas empresas para a contenção do avanço do vírus está a adoção de políticas de home office. A maior parte, 77%, de acordo com a pesquisa Rede Brasil do Pacto Global, implementou algum tipo de trabalho remoto. Sempre que dá, os trabalhadores estão exercendo as atividades de suas casas e, quando isso não é possível para todos, é priorizado para indivíduos mais vulneráveis. As reuniões presenciais e viagens também têm sido evitadas pela maioria das organizações (95%). Outra forma apontada para conter a disseminação do vírus é a adoção de canais para esclarecimento de dúvidas: 90% divulgam informações de prevenção em canais internos e possuem profissionais da saúde disponíveis para tirar dúvidas.

No litoral gaúcho, a sorveteria Milão exerce a cidadania empresarial a que Pereira se refere. Mesmo diante de uma possível queda na receita, a empresa familiar dispensou os funcionários, sem descontar salário, e criou um grupo de WhatsApp, chamado Milão X Coronavírus, ao qual todos devem ficar atentos para receber informações e manter contato. A Milão também concedeu equipamentos como máscaras e borrifadores de álcool 70% e está organizando férias em turnos, para que os funcionários não sejam prejudicados diante do caos econômico que está por vir.

Fonte: Correio Braziliense

Publicidade
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Postagens recentes

Scania define vinculo verde em apoio ao transporte sustentável

A Scania estabeleceu metas ambiciosas de redução de carbono Scania define vinculo verde e a fabricante sueco de veículos comerciais…

3 horas atrás

Manzanares supera expectativas na feira de veículos

As cinco empresas expositoras que possibilitaram este ano a celebração desta segunda edição (Lecitrailer, Man, Renault Trucks, Scania e Volvo)…

3 horas atrás

Cabines leito personalizadas como casas de luxo para caminhoneiros

Essas cabines-leito personalizadas são como casas minúsculas de luxo para caminhoneiros de longa distância Cabines leito personalizadas na estrada pode…

3 horas atrás

Um caminhão com célula de hidrogênio será fabricado pela Daimler

Um caminhão com célula de hidrogênio será fabricado pela Daimler Daimler Trucks revelou seus planos de eletrificação Caminhão com célula…

3 horas atrás

Mercedes apresentou a última versão do ônibus elétrico

Além dos alemães, várias outras empresas estão trabalhando em caminhões pesados ​​a hidrogênio ao mesmo tempo. Mercedes apresentou a última…

3 horas atrás

Os sonhos elétricos de Nikola descem até o desastre

Alegações de fraude podem minar a ambição do fabricante de caminhões de hidrogênio de rivalizar com a Tesla Os sonhos…

3 horas atrás

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação