Caminhão Volvo treinará mulheres em condução de caminhões pesados

A empresa sueca lança a Iron Women em nosso país, um programa que subsidiará cursos de direção para que as mulheres

Caminhão Volvo treinará mulheres e integrar as mulheres no mundo do trabalho, todas as coisas iguais, é um desafio global. Nesse contexto, de acordo com um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a participação do trabalho feminino em nosso país é de apenas 49,3%, bem abaixo de 62% dos países da OCDE.

Diante desse panorama, a Volvo Trucks , juntamente com a associação de Transporte do Chile, anunciou que vai conceder bolsas de estudos a 12 mulheres da região de Biobío, para realizar um programa abrangente de direção de caminhões pesados. O programa, chamado ‘Volvo Iron Women’, incorpora um treinamento de 225 horas e é um curso ministrado pela Volvo Academy para incorporar o conhecimento necessário em campo e também uma prática profissional em empresas alinhadas com o Chile Transporte.

O programa Volvo Iron Women no Chile opera sob a ala da embaixada sueca. As aulas estão programadas para começar em maio deste ano em Concepción e a primeira geração do programa completará seu treinamento no segundo semestre deste ano. Além disso, chega no momento mais crítico em relação às manifestações sobre a demanda por mulheres e o movimento feminista. Segundo dados da OIT, para os setores de baixa educação, a taxa de participação das mulheres atinge apenas 30%, portanto, essas iniciativas significam uma mudança de paradigma que articula o mercado de trabalho chileno.

Para conhecer o projeto, conversamos com Carol Fuenzalida, gerente de recursos humanos da Volvo Chile e chefe do projeto, que destacou que “na Volvo Chile, temos a convicção de que mulheres e homens, igualmente, podem se desenvolver em vários campos de trabalho. Com a Volvo Iron Women, queremos abrir espaços para a integração de mulheres em uma área tradicionalmente masculina e trilhar novos caminhos com as mulheres. ”

Qual é a missão desta iniciativa e como tem sido a experiência em outros países?

O Volvo Iron Women é o programa da Volvo Chile, que visa abrir espaços para a integração e o desenvolvimento do trabalho das mulheres no mercado de transporte de cargas pesadas, treinando motoristas de caminhão. Queremos reforçar o compromisso da Volvo Trucks através deste programa de diversidade, inclusão e igualdade de gênero. Este é o primeiro programa no Chile. Foi implementado no Peru com grande sucesso, com motoristas do sexo feminino que já estão empregadas e também está sendo implementado na África do Sul.

Existe algum tipo de candidato que você deseja alcançar?

Queremos abrir espaços para as mulheres atraídas por esse setor, que sentem que são capazes e que desejam treinar e adquirir habilidades técnicas e práticas. Queremos apoiá-los nesse sentido, a fim de abrir novos espaços para as mulheres que desejam ingressar. Agora estamos abrindo o aplicativo em nossa página para que as mulheres possam se registrar. Existem certos requisitos, como ter 22 anos, que eles devem provar que possuem uma licença de classe b por pelo menos dois anos, uma carteira de identidade válida e uma oitava série aprovada com o currículo do motorista.