Publicidade

Entenda a importância da capacitação de motoristas em transportadoras de Santos

Publicidade

Entenda a importância da capacitação de motoristas em transportadoras de Santos

Pode até parecer, mas ser habilitado e dirigir bem não é o suficiente para atuar como motorista em uma transportadora em Santos. É preciso oferecer mais, é preciso garantir que a distribuição das mercadorias e produtos seja mais eficiente, que se trabalhe com rotas previamente analisadas e cumpridas a risca. Por isso, é necessário que se invista em capacitação para esses profissionais.

É importante que as transportadoras pensem em equipamentos mais modernas para embarcação dos mercadorias, em tecnologias para rastreamento do veículos, em caminhões de última geração, mas é importante também que os motoristas sejam capacitados, que tenham noções de direção defensiva, que promovam um menor desgaste dos caminhões, que não sejam autuados, que não causem ou sofram acidentes, entre outros aspectos.

Veja no artigo abaixo a importância da qualificação dos motoristas para o bom desenvolvimento do trabalho em uma transportadora, para o oferecimento de um sistema de logística diferenciado, mais econômico e mais eficiente para os seus clientes.

Vantagens da capacitação de motoristas

A capacitação dos motoristas é essencial para um bom desempenho das tarefas principais de uma transportadora, assim como contribui diretamente na satisfação do cliente.
O profissional devidamente qualificado terá conduta pautada em boas práticas, no respeito às regras de trânsito, além de seguir os procedimentos operacionais padrão da empresa e dos clientes para garantir a qualidade do serviço prestado.
Quando se alcança a padronização de uma equipe no que se refere a procedimentos e comportamentos, é possível conseguir a redução dos custos operacionais da empresa. Veja de que forma isso acontece:

Redução no desgaste dos veículos

Sabendo usar o veículo de forma mais efetiva, conhecendo a fundo suas funções e utilizando as melhores rotas, com vias mais acessíveis, o motorista consegue reduzir o desgaste do veículo e com isso menor custo com manutenção, por exemplo.

Menor número de atuações

Com uma direção mais segura e um profissional atento a essa questão, sempre respeitando as leis de trânsito, é possível reduzir ou até zerar o número de multas por infração.

Redução no número de acidentes
O mesmo vale para a redução do número de acidentes. Com mais consciência no trânsito e uma direção defensiva, os motoristas se envolverão cada vez menos em colisões, atropelamentos, entre outros acidente.

Maior eficiência e rapidez na entrega das mercadorias
Com segurança, direção adequada e uma rota definida previamente já contanto com a circulação em regiões com maior fluidez no trânsito e menor índice de roubos, o transporte e a entrega dos produtos se dará de forma mais eficiente e rápida.

Redução no custo da renovação dos seguros
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as seguradoras levam em conta inúmeros fatores além do ano e do modelo do veículo para estipular o valor do seguro. A idade do motorista, sua capacitação e até seu histórico de envolvimento em acidentes são levados em conta na fora de fechar o valor da apólice e a sua cobertura.

Melhora na imagem da empresa

Contar com motoristas realmente profissionais, devidamente capacitados, melhora a imagem da empresa no mercado e garante maior satisfação dos clientes.

Capacitações para motoristas mais indicadas

Veja algumas das formas mais adequadas de capacitação para conseguir melhor performance e rendimento por parte dos motoristas.

Testes com simuladores

Oferecer testes com simuladores é uma ótima maneira de treinar os motoristas para que os mesmos possam usar seu instrumento de trabalho de maneira correta e segura.
Com essa ferramenta é possível recriar situações semelhantes às vividas na estrada, por exemplo. Com isso o profissional poderá aperfeiçoar suas habilidades, conhecer condutas mais seguras para estar mais preparado quando enfrentar a mesma situação na prática.
Para oferecer esse tipo de treinamento, a transportadora pode oferecer seu próprio sistema ou contratar de uma empresa especializada que oferece simuladores.

Direção defensiva
Oferecer cursos de direção defensiva também é uma boa opção para ter motoristas mais qualificados, já que os mesmo tem como objetivo preparar o profissional para lidar com condições adversas nas estradas, sempre pensando nas suas limitações e nas do veículo também. Normalmente, esses cursos oferecem aulas práticas e teóricas.

Gestão de riscos
O gerenciamento de riscos deve ser visto como uma responsabilidade das empresas do ramo, mas também dos motoristas. Isso porque, ao receber o devido treinamento, o profissional consegue reconhecer e controlar os eventuais riscos que podem surgir durante o transporte de cargas, evitando sinistros, avarias, prejuízos e outros problemas para a transportadora e para os clientes.

Motoristas capacitados
A Di Prado Transportes, localizada em Santos, é uma das transportadoras que entende a importância da capacitação e conta motoristas devidamente qualificados para atuação em seu sistema de logística.

 

Fonte: Dipardo Transportes

Publicidade
admin_brasildotrecho

Deixe um comentário

Esse website utiliza cookies.

Consulte Mais informação