MAN vence o Premio Europeu de Sustentabilidade

A cerimónia do ‘Prémio europeu de sustentabilidade no transporte 2020’, realizada na cidade de Munique, na Alemanha, não poderia ter corrido da melhor maneira para a marca MAN Truck & Bus. A construtora saiu duplamente premiada: o veículo de transporte de distribuição totalmente eléctrico MAN eTGM venceu a categoria ‘camião eléctrico’, ao passo que o MAN eTGE eléctrico triunfou na classe ‘Furgões e veículos de distribuição’.

Os prémios são apresentados pela quinta vez pelo jornal especializado ‘Transport’, que entregou pela quinta vez o Prémio europeu de sustentabilidade no transporte Prémio Europeu de Transportes para a Sustentabilidade. De dois em dois anos, os prémios reconhecem empresas e produtos da indústria de veículos comerciais que combinam o sucesso económico com a responsabilidade social e a protecção do ambiente de uma forma especial – e cujas ações sustentáveis conduzem a um crescimento e prosperidade adicionais.

Em termos de emissões locais e de geração de ruído, o MAN eTGM cumpre todos os requisitos essenciais que os fornecimentos internos das cidades do futuro apresentam»: assim descreve a marca o modelo eTGM.

O veículo de distribuição totalmente eléctrico MAN eTGM é alimentado por um motor eléctrico de 264 kW que fornece um binário máximo de 3.100 Nm. As unidades auxiliares como a direcção hidráulica, os compressores de ar e o sistema de ar condicionado são operados electricamente, são controlados de acordo com as exigências do sistema de gestão de energia e, assim, economizam energia.

Através da recuperação da energia, a energia cinética do veículo converte-se em energia eléctrica e recarrega a bateria. Esta tecnologia pode aumentar consideravelmente o alcance. A energia para o caminhão é fornecida por baterias de íons de lítio de alto desempenho do Grupo Volkswagen.

A versão totalmente eléctrica da carrinha MAN está disponível para compra desde 2018. O furgão com tejadilho alto tem quase onze metros cúbicos de volume do compartimento de carga e a versão de 3,5 toneladas traz uma carga útil de cerca de uma tonelada.

O MAN eTGE é carregado através de um wallbox AC de 7,2 KW, em cerca de cinco horas e meia. O carregamento rápido de zero a 80%é possível dentro de 45 minutos, se uma estação de carregamento DC estiver disponível com um sistema de carregamento combinado (CSS) e 40 KW de potência de carregamento.

Fonte: Revista Cargo

brasildotrecho:

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site usa cookies.

ler